Gestante de 28 anos está sofrendo com aparições de escorpiões há meses em sua casa localizada no bairro Pioneiro, em Campo Grande. O motivo é a falta de limpeza de um terreno ao lado da casa dela, localizado na rua Joana Darc, e que pertence a uma rede de lojas.
Ela está com oito meses de gestação, e inclusive gravou um vídeo após capturar um escorpião. O risco é eminente por conta da sujeira que mora ao lado: "escorpiões são constantes", diz.
“Estou enfrentando um problema sério com uma loja chamada Serrana Móveis. Eles possuem um terreno ao lado da minha casa em péssimas condições. Já solicitei no telefone da placa varias vezes a limpeza e nada. Já falei com dois gerentes das lojas e eles não respondem. O único que respondeu foi muito mal educado e disse que tem mais de 20 lojas da Serrana e que não iria se preocupar com terreno.”
Desesperada por solução, a moradora afirma que também procurou órgãos da Prefeitura de Campo Grande, como a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente) e protocolou pedido, mas até agora nada foi solucionado.
“Já fiz pedido na prefeitura, na Semadur e o processo não teve movimentação nenhuma. Está desde novembro. Também já solicitei para a agente de saúde e nada.”
Ela afirma que mora há um ano na região e nunca viu o proprietário do terreno fazer a limpeza.
A preocupação também é porque a dona de casa tem duas crianças pequenas e dois cachorros. Do outro lado do terreno moram duas senhoras idosas com mais de 80 anos cada. “Temo pela saúde, pois tem infestação de escorpião, dengue e leishmaniose.”
Veja o vídeo:
Terreno sem limpeza vira pesadelo: ‘escorpiões são constantes’, diz moradora pic.twitter.com/tS6tbachKA
— TopMídia News (@topmidianews) January 27, 2022
O que diz a Semadur
Em nota a Semadur informa que encaminhará fiscalização no local denunciado.
"E que rotineiramente realiza vistorias em todos os bairros da Capital, portanto, identificado um imóvel/lote urbano sujo o proprietário é Notificado para realizar a limpeza. Essa Notificação é enviada via Correios por Aviso de Recebimento (A.R.), após o recebimento do A.R. o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento da mesma. Transcorrido o prazo, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para vistoria, caso não tenha sido cumprida a Notificação, o proprietário então é Autuado (multado), de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909, Artigo 18-A. A multa neste caso varia entre R$ 2.727,50 e 10.910,00. Destacamos a necessidade de formalizar as denúncias via telefone 156 ou pelo aplicativo Fala Campo Grande para que a mesma seja encaminhada diretamente ao setor responsável pela fiscalização."