A vacinação contra a covid-19 para gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto foi retomada nesta terça-feira (11) com um movimento tranquilo e sem filas em um dos principais pontos de imunização, o drive-thru do Parque Ayrton Senna, em Campo Grande.
Ainda na segunda-feira (10), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes.
Contudo, a vacinação retomada hoje foi com as doses da Pfizer, elaboradas em conjunto com a empresa alemã BioNTech. A vacinação prossegue até às 22 horas nos drive-thru Albano Franco, Cassems, Guanandizão e já citado Ayrton Senna.
A gestante de primeira viagem Nathalia Pelzl, de 24 anos, ficou preocupada com a suspensão das doses e principalmente pelo momento vivido com o ano pandêmico ainda não estabilizado nas principais cidades do país, como acontece em Campo Grande.
"Estava ansiosa para tomar, primeiro tomei da gripe, agora tomar a da covid, não sei nem te descrever a sensação, ao mesmo tempo que é um alívio e o sentimento de esperança renovada, também tem a preocupação por aqueles que não tomaram ainda".
A segunda dose da vacina da gestante ficou para o mês de agosto. "A ideia é manter os cuidados, pelo bem dos que amamos, principalmente desse ser tão pequeno que habita em mim temporariamente", finalizou.
Com pouco tempo de espera - aproximadamente cinco minutos para ser atendido, as enfermeiras passavam recomendações para quem tomava a vacina. Uma delas é referente as reações que a vacina pode provocar.
Segundo a equipe médica, as reações são normais e as gestantes podem ficar despreocupadas. Nesse ponto, a enfermeira explica que reações como febre, dor no corpo são habituais do organismo, mas se persistirem por mais de 48 horas, é preciso procurar uma unidade de saúde.