O segundo avião de grande porte da Força Aérea Americana pousou ao longo da tarde deste sábado (21) em uma das pistas da Base Aérea Militar de Campo Grande, próximo ao Aeroporto Internacional. A ala 5 está sendo destinada ao processo de treinamento operacional Tapio.
O modelo Boeing C-17 Globemaster desceu poucas horas depois de o primeiro avião ter pousado com plateia à beira da Avenida Duque de Caxias. Com ele, vieram dois helicópteros modernos e serão usados para treinamento, além de 80 soldados norte-americanos.
A ala 5 da Base Militar é palco para o aprimoramento a doutrinação e capacidade operacional de algumas unidades aéreas. O exercício operacional começou na última segunda-feira (16) e promete seguir até o dia 3 de setembro na capital de Mato Grosso do Sul.
Avião chama a atenção
Nem mesmo as altas temperaturas e as poucas sombras existente na Avenida Duque de Caxias atrapalharam a população, que tirou o sábado para acompanhar o "evento diferente", que era a chegada do maior avião da história na capital sul-mato-grossense.
Grande parte da avenida foi tomada por carros e pessoas que decidiram esperar pelo pouso e registrar o momento marcante. Muitas crianças eram vistas no local.
Esse avião é considerado o maior da história que já pousou em Campo Grande. O modelo C-17 é semelhante ao que resgatou os afegãos que pretendiam fugir do país após a retomada do poder do grupo terrorista Talibã.
Segundo avião americano pousa trazendo helicópteros modernos a Campo Grande pic.twitter.com/VWr045Uwsl
— TopMídia News (@topmidianews) August 21, 2021