Conclusão de obras paralisadas desde 2012, aluguel de prédios e a reordenação de espaços e salas das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). Todos estes fatores, aliados a capacitação de profissionais e oferta de um ensino de qualidade levou a Reme a bater o recorde de alunos matriculados, saltando de 100.388 alunos em 2016 para 107 mil em 2019.
Segundo a assessoria municipal, a prefeitura está trabalhando desde o primeiro ano de gestão, para a ampliação de vagas. Só na Educação Infantil, por exemplo, foram 6,5 mil vagas oferecidas em 2019 e 18.309 alunos matriculados no total. Já nas escolas, do 1º ao 9º ano são 88.537 crianças.
O compromisso de ampliar a oferta de vagas é uma das principais metas de governo do prefeito Marquinhos Trad, e , por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem desenvolvendo ações que visam a diminuição constante do número de crianças que aguardam atendimento na Educação Infantil. O primeiro passo foi realizar, já em 2017, o levantamento financeiro das obras paralisadas.
Na ocasião, o prefeito Marquinhos Trad foi à Brasília e destravou os recursos que garantiram a conclusão da EMEI do bairro Tijuca II, que estava com 84% das obras concluídas. A unidade foi a primeira a ser inaugurada na atual gestão, em agosto de 2017 e recebeu o nome de “Professor Eloy Souza da Costa.
O prefeito Marquinhos Trad ressaltou que a Prefeitura de Campo Grande já entregou cinco outras Emeis que estavam com as obras paralisadas. “A prefeitura seguiu retomando obras paralisadas de escolas que tinham mais de 50% de conclusão. Entre 2018 e 2019 foram entregues as EMEIs “Professora Elza Francisca de Souza” (Noroeste), “Profª. Zarife Martins França” (Vespasiano Martins), ‘Professor Valdomiro Alves Gonçalves” (Centenário), e “Elenir Zanqueta Molina” (Nascente do Segredo)”, informou.