"Os bairros São Conrado e Santa Emilia estão gritando por socorro", foi assim que uma moradora, que preferiu não se identificar, definiu o estado das ruas de dois bairros em Campo Grande. Segundo ela, a região começou a ficar de baixo d'água após a instalação da rede de esgoto.
A denunciante aponta que as Ruas Democrata, General Valter Gustavo Escheneek, Internacional, Nova Granada, Nova Trento e Candomblé, no São Conrado, foram invadidas por água e lama durante as chuvas após instalação da rede de esgoto em 2024.
Os moradores, inclusive, criaram um grupo para tratarem do tema e chegaram a ter uma reunião com a Prefeitura de Campo Grande.
Mas a prefeitura "jogou a culpa na Águas Guariroba". Tanto que a concessionária, de acordo com a moradora, se comprometeu em arrumar.
Contudo, a concessionária afirmou que é preciso terminar toda a rede de esgoto do bairro para fazer o cascalhamento.
Já no Santa Emilia, próximo à Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, pais relataram que quando chove, os alunos têm dificuldade de entrar e sair da escola por conta do alagamento na Rua Coronel Adauto Barbosa.
Em resposta, a Águas Guariroba informou que as obras de implantação da rede de esgoto nas ruas citadas foram finalizadas em novembro do ano passado, e que foram seguidas todas as regras estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Enquanto a Prefeitura de Campo Grande disse que por se tratar de rede de esgoto, a responsabilidade é da Águas Guariroba, mesma resposta dada aos moradores.
Veja: