Os motoristas de plantão devem redobrar a atenção nos próximos dias, pois estão sendo instalados 236 medidores de velocidade que flagram infrações de trânsito, em Campo Grande. Mas, ainda não existe previsão para que os radares e lombadas comecem a multar.
De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a instalação de equipamentos eletrônicos será principalmente nos locais onde foi registrado o maior número de acidentes, muito deles com vítimas fatais.
O diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, explica que 97 radares, 30 lombadas eletrônicas e instalação de equipamentos mistos, que inclui notificação sobre o avanço do semáforo, parada na faixa, retorno e conversão e controle de velocidade.
Como os equipamentos estão em fase final de instalação, faltando à ligação elétrica em alguns locais, os medidores devem funcionar primeiro sem multar, fase chamada educativa e que os aparelhos estarão em teste pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O Consórcio Cidade Morena Perkons vai receber R$ 15,4 milhões, para instalar, manter e operar o sistema em Campo Grande.
Conforme dados do IBGE de 2016, Campo Grande possui uma frota de 548.475 veículos e uma população de 863.982 habitantes, o que representa 0,63 veículos por habitante.