A prefeitura de Campo Grande começou a entregar os kits merenda e kits de material escolar para os estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino). O ensino segue remoto, mas as escolas estão abertas das 7h30 às 13h30 para atender a população.
Os responsáveis pelos alunos devem aguardar o contato da direção escolar, que fará o agendamento para evitar aglomerações. Os kits devem ser entregues até 31 de março, em todas as 104 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 98 escolas de ensino fundamental.
Cada unidade deverá organizar escala de trabalho entre os servidores administrativos, com no máximo dez pessoas por turno, como forma de garantir a segurança de todos no ambiente escolar.
Os alunos continuam com acompanhamento às aulas remotas – iniciadas no dia 8 de fevereiro -, oferecidas por meio de cadernos de experiências (crianças até 3 anos), atividades (grupos 4 e 5) e base (alunos do 1° ao 9° do ensino fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA). Os cadernos também podem ser retirados nas escolas, pelos responsáveis.
As aulas estão disponíveis também por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma.
As aulas presenciais estão suspensas até o dia 1° de julho de 2021.
Desinfecção
Por conta da entrega dos kits, o fluxo de pessoas nas unidades aumentou. Por isso, a Semed também começou uma nova desinfecção das escolas para evitar a disseminação da covid-19, atender aos protocolos de biossegurança e garantir segurança aos servidores da educação.
Esta é a segunda ação de desinfecção das escolas da Reme, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A primeira ocorreu em novembro de 2020, logo depois do período eleitoral, nas unidades que foram locais de votação.
Para a desinfecção e limpeza das áreas internas e externas das escolas é utilizado produto específico recomendado pelas autoridades de vigilância sanitária, eficaz na eliminação do novo coronavírus. Todo o trabalho é feito com máquinas de aplicação rápida e os agentes que atuam na desinfecção também estão devidamente protegidos com EPIs.
Em cinco dias de trabalho, mais de 25 escolas já passaram pela desinfecção. A previsão é de que nos próximos dias mais 28 escolas sejam atendidas no plano de trabalho.