A Prefeitura de Campo Grande destacou que já vacinou 60.550 cidadãos contra a covid-19, até este sábado (20). O processo de imunização foi marcado por rapidez e transparência. Foram aplicadas 86.101 doses de imunizantes.
Segundo anunciado, as doses começaram a ser aplicadas 12 horas após o primeiro lote de imunizantes chegar ao estado, por meio do Ministério da Saúe, no dia 18 de janeiro.
Outro destaque, diz a prefeitura, é que 25.551 campo-grandenses já receberam a segunda dose, reduzindo severamente os riscos de contrair a doença.
A prefeitura detalhou que a primeira etapa da vacinação abrangeu trabalhadores da saúde das unidades da rede municipal de saúde, hospitais, serviços de urgência, funerárias, idosos asilados e pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizadas. Nessa etapa, somente em dois dias, foram imunizadas cerca de mil pessoas desse público.
A condução e organização da vacinação de idosos asilados, inclusive, trouxe reconhecimento a Campo Grande como exemplo de eficiência por integrantes da Frente Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Foram imunizadas mil pessoas desse público em menos de dois dias. O resultado, diz o executivo, é que a Capital foi uma das primeiras cidades do País a atingir a cobertura de 100% de imunização deste público.
Sem filas
Para evitar aglomerações e dar segurança ao processo, são estabelecidos cronogramas diários para atender o público prioritário, levando em consideração o número de doses recebidas a cada nova remessa para atendimento de cada faixa etária. O Município foi um dos primeiros do País a iniciar a imunização de idosos com mais de 80 anos.
Ainda segundo a prefeitura, a cidade tem 56 pontos de imunização espalhados nas sete regiões da cidade, incluindo o Drive-thru, no Parque Ayrton Senna. Esse local recebe, aproximadamente, 850 pessoas por dia.
Em média, Campo Grande tem vacinado 3 mil pessoas por dia em todos os pontos de imunização. O Município também mantém alguns pontos de vacinação estratégicos abertos aos sábados para aqueles que eventualmente não conseguiriam compareceram em um dos locais de imunização na data indicada, possam se vacinar.
Balanço
Até a última quarta-feira (17), a Capital havia recebido 100.480 doses de vacina, sendo 82.780 da Coronavac e 17.700 da Astrazeneca-Oxford. A saúde local já utilizou mais de 85% das doses recebidas, considerando que até o momento foram aplicadas 86.101 doses, entre D1 e D2, sem contar com o quantitativo de reserva.
No dia 18, quinta-feira, chegaram à cidade mais 20.460 doses para dar prosseguimento a campanha de vacinação. Neste sábado, foi encerrada a etapa de idosos com 78 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais e dentistas, auxiliares, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos e auxiliares com 40 anos ou mais.
A partir de segunda-feira, dia 22, começam a ser vacinados idosos de 73 a 70 anos, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.