A Prefeitura de Campo Grande pretende iniciar a imunização da população contra o novo coronavírus ainda esse mês. Nesta terça-feira (5), o Executivo enviou documento ao instituto Butantan reiterando o pedido para compra de 347 mil doses da vacina contra a covid-19. Tudo depende da resposta da instituição.
A afirmativa partiu da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Conforme a assessoria, será iniciada a imunização de forma emergencial em pessoas elencadas no público-alvo, como idosos e profissionais de saúde. Porém, a Secretaria não confirmou a data e nem se seguirá o plano estadual, com início previsto dia 20 de janeiro.
“O município ainda deverá aguardar uma devolutiva do laboratório, mas a intenção é iniciar a imunização ainda neste mês”, diz trecho da nota enviada ao TopMídiaNews.
A nota diz ainda que “o município se mobiliza para a compra dos imunobiológicos com o aval dado pelo Supremo Tribunal Federal, que autoriza a aquisição e importação de vacinas contra a Covid-19 pelos Estados e Municípios, quando, seguindo os protocolos do Plano Nacional de Imunização, é padrão o fornecimento das doses pelo Ministério da Saúde”. Isso significa que não vai esperar o aval do presidente Jair Bolsonaro.
Ontem, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou que se o Ministério da Saúde não der respaldo e plano de imunização nacional até dia 20 de janeiro, o Estado contará com o plano regional criado como alternativa.