Já era classificada como fake news, uma notícia que um satélite da Nasa (Agência espacial dos Estados Unidos), iria fazer um monitoramento de casos da covid-19 pelo mundo. Para isso, todo cidadão, às 22h, deveria ficar pelado em frente de casa e com o documento em mãos.
Conforme apurado pelo TopMídiaNews, a falsa notícia surgiu em abril do ano passado, quando a covid-19 já atingia boa parte dos países do mundo.
No texto mentiroso, a justificativa era que um satélite infravermelho iria medir a temperatura corporal de toda a população, por isso a necessidade de ficar sem roupa e fora de casa.
A necessidade do documento de identificação nas mãos era simplesmente para identificar quem estava com a doença.
Segundo o site Observador, a mensagem foi compartilhada por milhares de usuários nas redes sociais à época, e ainda circula.
O frio que faz no Brasil neste momento, aumentou a curiosidade sobre a notícia. Ficar pelado às 22h neste inverno gerou dúvida para muitos internautas.
Ainda segundo o site, à época, a Nasa não emitiu nenhuma nota sobre o assunto.
No entanto, o site trouxe a explicação que satélites da Nasa realmente captam ondas infravermelhas (uma região no espectro da radiação eletromagnética), que de fato pode ser emitidas por objetos sob a forma de calor, incluindo os humanos.
Porém, segue a explicação, os satélites desta natureza servem para captar a radiação emitida pelas nuvens, água ou pela superfície da terra, informou o departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Ou seja, não servem para medir a temperatura corporal dos humanos. Não é esse o seu objetivo.