Pacientes que procuram as unidades de saúde e também unidades de pronto atendimento da Capital procuraram a reportagem para reclamar da falta de materiais para coleta de preventivo e também de folha sulfite para impressão de exames que não podem ser retirados pelo site da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Segundo a paciente, a tentativa de marcar preventivo já vem se estendendo desde dezembro, porém, ela acreditou que iria regulamentar em breve, o que não ocorreu. “Na UPA do Coronel Antonino não estavam marcando porque, segundo eles, não tem material. Esperei dois meses e nada, então tentei marcar em outros locais e também não consegui”, conta a paciente.
Segundo ela, para não perder tempo, foi preferível ligar nos locais. “Eles explicam que não chegou material ainda”, afirma.
Outro problema encontrado pelo morador Rodolfo foi a falta de papel sulfite para impressão de exames. “Alguns a gente pode pegar no site, outros é preciso retirar pessoalmente, e já faz três semanas que não consigo, pois nunca tem material. No UPA do Coronel Antonino fui avisado que poderia ir até ao posto do Nova Bahia que lá teria como retirar, pois teriam folhas disponíveis”, conta ele.
A solução foi conseguir autorização para que os exames fossem enviados por e-mail. “Fiz uma bateria, de sangue e fiquei esperando no site, e vindo até a UPA perguntei porque não saiu ainda e me falaram que tem uns que só com eles, aí solicitei a entrega, quando a atendente falou que não dava, pois estavam sem papel . Ela ainda disse para tentar no Nova Bahia pois achava que lá tinha”, lamentou.
Já a paciente que reclamou da falta de material para coleta de preventivo informou que conseguiu fazer a marcação por telefone no Hospital do Câncer de Barretos. “E o melhor, foi pelo telefone”, comemorou após dar um retorno a reportagem.
Prefeitura confirma falta de material, mas diz que pacientes não foram prejudicados
Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, a informação é que há a falta de material e teria sido uma situação pontual. Segue a resposta na íntegra. “Realmente houve uma falta de material, mas essa situação já está sendo resolvida e até a tarde de hoje os materiais serão repostos! É importante frisar que esta é uma situação pontual, ou seja, um fato isolado, e, de certa forma, não houveram maiores prejuízos no atendimento a população (sic)”.