ESCOLA TEMPO INTEGRAL

domingo, 26 de janeiro de 2025

Busca

domingo, 26 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 3 semanas

Paciente gastou R$ 34,5 mil para corrigir nariz após rinoplastia com dentista

Ela sofreu deformidades graves em rinoplastia feita por cirurgiã-dentista em consultório

Uma paciente de 36 anos move uma ação judicial contra a cirurgiã-dentista Iolanda Lídia Negrão, de Campo Grande, após sofrer deformidades graves em uma cirurgia estética de rinoplastia. O procedimento foi realizado no consultório da profissional sem exames adequados ou condições hospitalares corretas. A cirurgia é vedada pelo Conselho Federal de Odontologia.

A vítima conta que foi atraída por anúncios e publicações da dentista nas redes sociais, acreditando na credibilidade da profissional e decidiu realizar o procedimento por R$ 7 mil. A cirurgia foi realizada dentro do consultório da dentista, o que vai contra as normas legais que exigem a realização de procedimentos como esse por cirurgiões plásticos e em hospitais.

Logo após o procedimento, a paciente começou a apresentar complicações, como desvio da ponta nasal, assimetria, secreção fétida e exposição de estruturas internas do nariz. Apesar dos problemas, a dentista não teria oferecido o suporte ou atendimento adequado à paciente, relata a ação judicial movida.

A vítima, então, procurou ajuda de um cirurgião plástico, que teria identificado graves irregularidades no procedimento. Segundo o especialista, as complicações poderiam ter sido evitadas se a cirurgia fosse realizada por um profissional habilitado e em ambiente adequado.

Ele também recomendou uma cirurgia reparadora com urgência, orçada em R$ 34,5 mil, para prevenir complicações mais sérias. Outro médico consultado também teria apresentado as mesmas conclusões, reforçando a necessidade de uma nova intervenção.

Ainda segundo o processo judicial, além das dores, a paciente sofreu psicologicamente, relatando queda de autoestima e impacto emocional devido às deformidades.  Devido aos diversos transtornos e problemas de saúde, ela teria, então, resolvido entrar com a ação.

Ela pede uma indenização de R$ 161,5 mil por danos morais, estéticos e materiais. Além disso, solicita a devolução do valor pago pelo procedimento e a cobertura dos custos da cirurgia reparadora. 

Processos recorrentes

Iolanda Negrão já responde a outros processos relacionados a práticas consideradas irregulares na área estética. Ao menos seis pacientes já ingressaram na Justiça pedindo indenizações por danos morais e materiais.

Após os casos vir a público, Iolanda se pronunciou nesta semana pelas redes sociais. Em vídeos postados no próprio perfil, ela chamou as denúncias de "mentirosas", afirmou estar sendo perseguida e negou as irregularidades.

Em vídeo, Iolanda afirmou que as pacientes não seguiram as orientações do pós-operatório e abandonaram o tratamento. Por meio dos advogados, a dentista declarou que todas as acusações são infundadas e garantiu que os procedimentos seguem os padrões éticos e legais.

"A Dra. Iolanda sempre priorizou a saúde e a segurança de seus pacientes, oferecendo um acompanhamento pós-operatório exemplar", diz trecho da nota enviada pela defesa.  

A profissional também atribuiu parte dos problemas à falta de adesão dos pacientes às orientações pós-operatórias e reforçou que os riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico foram previamente comunicados. "Sua clínica é equipada com tecnologia de ponta, tanto para garantir os melhores resultados quanto para tratar eventuais intercorrências com eficiência, possuindo todas as autorizações necessárias para funcionamento".

"No tocante às denúncias em curso, respeitamos o devido processo legal e temos plena confiança de que todos os fatos serão esclarecidos em sua totalidade. Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a ética e a transparência, valores que norteiam todas as nossas ações. Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e reforçamos nosso compromisso com a excelência no atendimento e cuidado dos pacientes", finaliza a nota.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias