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Campo Grande

há 1 mês

Paciente ficou com nariz torto e precisou de cirurgia de emergência após rinoplastia com dentista

Mulher apresentou complicações graves, como infecção, dificuldade respiratória e assimetria nasal

A cirurgiã-dentista Iolanda Lídia Negrão, de Campo Grande, está sendo processada por uma paciente de 29 anos que a acusa de descaso e de realizar uma rinoplastia fora das normas legais. A vítima, que apresentou complicações graves, como dificuldade respiratória e assimetria nasal, busca na Justiça indenização por danos morais, materiais e estéticos.  

De acordo com a ação judicial, a paciente foi atraída pelos anúncios da profissional nas redes sociais e pagou R$ 9 mil pelo procedimento. Ela tinha o sonho de melhorar a aparência.

No entanto, segundo a ação movida, a cirurgia foi realizada no consultório da dentista, sem exames prévios ou ambiente hospitalar, o que contraria as normas do Conselho Federal de Odontologia, que proíbe dentistas de realizarem rinoplastias e outros procedimentos estéticos invasivos no rosto.  

Após o procedimento, a vítima sofreu deformidades e complicações, porém, não teria recebido suporte adequado da dentista. No documento, ela chegou a adicionar prints demonstrando as reclamações à dentista.

Ela reclamava de dores, secreção mau cheirosa e sangramento, mesmo após sete meses do procedimento. Em outro momento, ela demonstra o medo de estar tendo uma rejeição.

Com medo de ser operada novamente pela dentista, ela buscou ajuda médica. Um cirurgião plástico atestou diversas irregularidades e recomendou uma cirurgia corretiva com urgência, avaliada em R$ 34,5 mil, para evitar complicações mais graves.  

Além dos problemas físicos, a paciente relata impacto psicológico e emocional significativo, mencionando queda na autoestima e dificuldades para lidar com as consequências do procedimento malsucedido. Ela solicita uma indenização total de R$ 163,5 mil, incluindo o custo da cirurgia de reparação e valores por danos estéticos e morais. 

Denúncias "mentirosas"

Iolanda Negrão é ré em outros processos judiciais. Após os casos vir a público, Iolanda se pronunciou nesta semana pelas redes sociais. Em vídeos postados no próprio perfil, ela chamou as denúncias de "mentirosas", afirmou estar sendo perseguida e negou as irregularidades.

Em vídeo, Iolanda afirmou que as pacientes não seguiram as orientações do pós-operatório e abandonaram o tratamento. Apesar das justificativas da profissional, ao menos seis pacientes já ingressaram na Justiça pedindo indenizações por danos morais e materiais.

Por meio dos advogados, a dentista declarou que todas as acusações são infundadas e garantiu que os procedimentos seguem os padrões éticos e legais. "A Dra. Iolanda sempre priorizou a saúde e a segurança de seus pacientes, oferecendo um acompanhamento pós-operatório exemplar", diz trecho da nota enviada pela defesa.  

A profissional também atribuiu parte dos problemas à falta de adesão dos pacientes às orientações pós-operatórias e reforçou que os riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico foram previamente comunicados. "Sua clínica é equipada com tecnologia de ponta, tanto para garantir os melhores resultados quanto para tratar eventuais intercorrências com eficiência, possuindo todas as autorizações necessárias para funcionamento".

"No tocante às denúncias em curso, respeitamos o devido processo legal e temos plena confiança de que todos os fatos serão esclarecidos em sua totalidade. Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a ética e a transparência, valores que norteiam todas as nossas ações. Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e reforçamos nosso compromisso com a excelência no atendimento e cuidado dos pacientes", finaliza a nota.

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