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Campo Grande

há 1 dia

Paciente socorre homem sangrando e acompanhante denuncia omissão em UPA (vídeo)

Atendente queria fazer a ficha do homem, ao invés de solicitar o atendimento de urgência, uma vez que ele sangrava muito

Situação de possível negligência causou indignação entre usuários da rede pública de saúde, na tarde desta quinta-feira (14), na UPA Universitário, em Campo Grande.

Um paciente, que terá a identidade preservada, relatou que chegou à unidade por volta das 15h50 em busca de atendimento médico, mas só conseguiu ser atendido depois das 21h30. Ele destacou que outros pacientes enfrentaram a mesma demora.

Durante o longo período de espera, o paciente foi surpreendido ao presenciar uma cena descrita como desesperadora e revoltante.

Um homem chegou à unidade com uma fratura na cabeça e, segundo o relato, a atendente estava mais preocupada em preencher a ficha de atendimento do que em acionar socorro imediato, mesmo diante de um sangramento intenso.

"A moça queria fazer a ficha e não queria atender o cara que estava quase morrendo", relatou a testemunha.

Outro paciente, que também aguardava atendimento há horas e sentia dores, decidiu agir. Ele pegou o homem desacordado pelos braços e correu pelo corredor da unidade em busca de algum médico que pudesse prestar o socorro necessário.

Indignadas com a situação, pessoas que estavam no local registraram a cena, incluindo o momento em que o homem foi colocado em uma prancha no chão de um corredor, em vez de ser acomodado em uma maca.

Confira nota da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde):

A SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) informa que está tomando todas as medidas necessárias para apurar o ocorrido na UPA Universitário.

A SESAU reitera que todos os pacientes são classificados de acordo com os protocolos estabelecidos pela rede de urgência e emergência, sendo divididos nas categorias verde, amarelo e vermelho, conforme a gravidade do quadro clínico.

É importante destacar que, em situações de urgência e emergência, o atendimento é priorizado com base na avaliação da gravidade da condição de cada paciente, em conformidade com os protocolos de saúde pública e com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A Secretaria reafirma seu compromisso com a qualidade no atendimento à população e reitera que seus servidores passam por constantes capacitações, com o objetivo de garantir um atendimento humanizado, eficiente e alinhado às melhores práticas de saúde, visando sempre o bem-estar dos usuários do SUS.

* Editada à 15h52 para acréscimo da posição da Sesau

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