Situação de possível negligência causou indignação entre usuários da rede pública de saúde, na tarde desta quinta-feira (14), na UPA Universitário, em Campo Grande.
Um paciente, que terá a identidade preservada, relatou que chegou à unidade por volta das 15h50 em busca de atendimento médico, mas só conseguiu ser atendido depois das 21h30. Ele destacou que outros pacientes enfrentaram a mesma demora.
Durante o longo período de espera, o paciente foi surpreendido ao presenciar uma cena descrita como desesperadora e revoltante.
Um homem chegou à unidade com uma fratura na cabeça e, segundo o relato, a atendente estava mais preocupada em preencher a ficha de atendimento do que em acionar socorro imediato, mesmo diante de um sangramento intenso.
"A moça queria fazer a ficha e não queria atender o cara que estava quase morrendo", relatou a testemunha.
Outro paciente, que também aguardava atendimento há horas e sentia dores, decidiu agir. Ele pegou o homem desacordado pelos braços e correu pelo corredor da unidade em busca de algum médico que pudesse prestar o socorro necessário.
Indignadas com a situação, pessoas que estavam no local registraram a cena, incluindo o momento em que o homem foi colocado em uma prancha no chão de um corredor, em vez de ser acomodado em uma maca.
Confira nota da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde):
A SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) informa que está tomando todas as medidas necessárias para apurar o ocorrido na UPA Universitário.
A SESAU reitera que todos os pacientes são classificados de acordo com os protocolos estabelecidos pela rede de urgência e emergência, sendo divididos nas categorias verde, amarelo e vermelho, conforme a gravidade do quadro clínico.
É importante destacar que, em situações de urgência e emergência, o atendimento é priorizado com base na avaliação da gravidade da condição de cada paciente, em conformidade com os protocolos de saúde pública e com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A Secretaria reafirma seu compromisso com a qualidade no atendimento à população e reitera que seus servidores passam por constantes capacitações, com o objetivo de garantir um atendimento humanizado, eficiente e alinhado às melhores práticas de saúde, visando sempre o bem-estar dos usuários do SUS.
* Editada à 15h52 para acréscimo da posição da Sesau