A instabilidade do clima em Campo Grande voltou a causar grande problemas para moradores de diversos bairros, principalmente pela dificuldade em transitar nas vias sem asfalto, que viram um lamaçal. Quem precisa passar por elas acaba encarando um verdadeiro desafio.
Nos dias de chuva, a rua Coronel Adauto Barbosa, visitada pela reportagem, vira um 'Deus nos acuda' para quem necessita chegar a outras localidades do bairro Santa Emília. Durante o período de aulas, já que a rua recebe alunos da Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, o desafio é saber como chegar até a unidade de ensino.
A mesma situação são as ruas paralelas a uma das vias que corta o bairro. A rua Barbalha e Jandaia do Sul são a mesma coisa: sem asfalto, cascalho, pedras e enormes poças de água espalhadas, criando verdadeiros caminhos ocultos.
Mas há quem tenha uma ideia clara sobre isso, já que sem perspectiva de mudança, o jeito é mudar do bairro e procurar alguma região melhor para viver, como no caso de Dirce Calado Gurgo, de 57 anos, moradora há 28 anos no Santa Emília.
Andar na rua Coronel Adauto Barbosa é um grande desafio nos dias de chuva. (Foto: Wesley Ortiz)
Ela contou para a reportagem que, quando chove, a água chega a invadir as calçadas de sua casa e do seu comércio. A comerciante, inclusive, pensa em se mudar já que a todo esse tempo vivido no bairro, nunca viu uma melhoria. Por isso, há o desejo de mudança.
"Hoje eu quero vender [minha casa], por mim eu vendia. Não aguento mais morar em um lugar desse", desabafou. Com a secura dos últimos dias, ela também reclamou da poeira que faz no bairro. "Tem época que não dá para andar, nem de bicicleta".
Toda a extensão da rua Coronel Adauto Barbosa é assim, do início ao fim, cheia de problemas e ainda o complemento de suas entre ruas citadas anteriormente.