O professor de Filosofia Jânio Batista de Macedo, de 66 anos, morreu na madrugada deste sábado (12), em Campo Grande, após sofrer uma parada cardíaca durante o pré-operatório. Internado em estado grave, Jânio chegou a ser mantido em coma induzido, mas não resistiu.
Familiares, que chegaram a pedir orações nas horas que antecederam o falecimento, confirmaram a gravidade do caso.
Jânio era uma das figuras mais respeitadas nas lutas por melhorias comunitárias em Campo Grande. Por quase duas décadas, atuou como presidente da Amape (Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian), bairro onde era conhecido pelo engajamento constante em prol dos direitos dos moradores.
A morte foi comunicada pela própria associação, que prestou homenagem ao professor. "É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso líder e professor Jânio Batista Macedo. Professor Jânio, como é conhecido, dedicou sua vida à luta pelas causas comunitárias. Reconhecido como uma das lideranças mais importantes de Campo Grande", diz a nota.
Além de educador, Jânio era referência em mobilizações sociais e valorizado por sua postura firme e comprometida com as pautas da população. Detalhes sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.