Uma moradora do bairro Tijuca, de 33 anos, que terá o nome preservado, faz um alerta para a população sobre a aparição de escorpiões na região, em Campo Grande.
Ela conta que descansava após um dia cheio de trabalho, quando viu um bicho escalar a parede da casa.
“Eu estava no sofá, tomando tereré e vi aquele bicho subindo. De início achei que era um bicho normal, mas vi duas garrinhas na frente, na hora assustei. Cheguei perto e era um escorpião com corpo preto e patas amarelas”, diz a moradora.
Ela afirma que matou o escorpião com chinelo. “Apertei bem, porque eu sei que eles fingem de mortos. Agora estou em alerta o tempo todo, morrendo de medo de encontrar mais. Esse era pequeno, meu medo é encontrar o resto da família deles dentro da minha casa”.
Oito escorpiões em quatro dia
Na semana passada, um morador do bairro Los Angeles encontrou oito escorpiões em quatro dias.
Everton Moraes, 34 anos, pede para a população ficar em alerta porque a picada do escorpião pode levar à morte.
“Eu tenho duas crianças em casa, tenho muito medo. Ontem eu mandei esses sete da foto, a noite achei mais um. Domingo passado já tinha matado dois. Estão aparecendo muitos. Comprei um veneno e joguei nos ralos para fazer eles saírem. Mandaram diluir o veneno em 10 litros de água, eu dilui em quatro litros para deixar bem forte. Esse veneno fez eles saírem dos esconderijos”, diz o morador.
Everton destaca que outros amigos relatam que também estão encontrando a espécie. “Meus amigos disseram que estão aparecendo muitos. Meu medo é uma tragédia provocada por essa espécie. É muito perigoso, espero que todos tomem muito cuidado”, diz o promotor de vendas.
Bióloga alerta
De acordo com a bióloga Klaudia Bitencourt, 41 anos, Mestre em Meio Ambiente, as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom) são conhecidas por serem causadoras de acidentes graves em seres humanos.
Existem milhares das duas espécies mais venenosas de escorpiões em Campo Grande e uma picada desse bicho pode matar uma pessoa.
“Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes com escorpião aumentam a cada ano e já são mais de 100 mil em todo o País. Quando chega a época do calor e do tempo seco, esses animais começam a sair de seus esconderijos a noite e ocorrem os acidentes com animais domésticos e seres humanos. Muitas pessoas insistem em dizer que escorpião é inseto, mas a grande verdade é que eles são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas”, explica Klaudia.
Questionada sobre veneno para a espécie, Klaudia faz um alerta e diz que não é recomendado jogar veneno em cima de escorpiões.
“Nunca se deve jogar nenhum tipo de veneno no escorpião, porque além de não existir veneno contra escorpião, se jogar veneno em um escorpião, vai estimular a reprodução dele. E justamente a espécie mais perigosa se reproduz por partenogênese, ou seja, a fêmea se reproduz sozinha, sem a necessidade de um macho. Então se você jogar veneno, vai fazer o escorpião se reproduzir e aumentar a quantidade”, destaca a profissional.
Picada que pode matar
A bióloga afirma que caso uma pessoa seja picada por um escorpião, deve procurar atendimento médico com urgência.
“No caso de picada de escorpião, nunca faça torniquete e procure atendimento médico imediatamente e, se possível, levando junto o escorpião morto, dentro de um pote fechado, para reconhecimento da espécie para que os profissionais de saúde possam administrar o medicamento mais indicado. Na verdade, como não existe veneno pra eles, temos que manter afastado o alimento preferido do escorpião, que é a barata”, diz Bitencourt.
E para quem acha que o escorpião maior é o mais perigoso, errou. “Quanto menor o escorpião, mais veneno ele injeta para se defender. A picada do escorpião causa dor intensa, inchaço, vermelhidão, suor excessivo, palpitação, pode causar choque anafilático e morte. Os acidentes com escorpião são ainda mais perigosos em crianças e idosos e alguns casos pode levar a óbito”;
Segundo Klaudia, o ideal para evitar escorpiões, aranhas-marrons e outros animais peçonhentos é eliminar os chamados 4As: Abrigo, Acesso a este abrigo, Alimento e Água.
* manter o ambiente limpo para evitar baratas, que é o alimento preferido do escorpião.
* remover entulhos, madeira e todo lugar escuro e úmido onde o escorpião possa se esconder.
* limpar terrenos baldios, evitar acúmulo de lixo e folhas.