sábado, 05 de outubro de 2024

Busca

sábado, 05 de outubro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 4 meses

Ministra dos Povos Originários inaugura 'Embaixada Indígena' no Centro de Campo Grande

Local servirá para militância política, cultural e de reflexões para diversos grupos

  • Evento será sábado, às 19h no Centro da Capital
  • Evento será sábado, às 19h no Centro da Capital
  • Evento será sábado, às 19h no Centro da Capital

Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajara (PSOL), inaugura, no próximo sábado (8), às 19h, a ''Embaixada Indígena'', espaço cultural e de ativismo político, na Rua 14 de Julho, centro de Campo Grande. 

Guajarara será recepcionada pelas irmãs Terena, Val e Simone Eloy e a inauguração do espaço, segundo a divulgação, é considerado um passo significativo na busca por maior visibilidade e voz ativa para as comunidades indígenas do Estado. 

Ainda segundo divulgado, na Embaixada Indígena serão promovidos diálogos construtivos, ações em prol dos direitos e interesses das populações originárias e muitas apresentações artísticas e culturais aos finais de semana. 

''Esse momento demarca não só o novo espaço da Embaixada Indígena em Campo Grande, mas também nossa presença aqui. A presença dos povos indígenas, dos quilombolas, de povos tradicionais. A cultura se faz das pessoas, a cultura nasce dessa pluralidade de corpos e formas de pensar e de existir'', refletiu Eloy Terena. 

Evento será sábado, às 19h no Centro da Capital Val Eloy (laranja)  vai recepcionar ministra Sônia na Capital (Foto: divulgação)

Bárbara Albino e Tanaíra Terena são as curadoras e idealizadoras do centro cultural. Elas citam que o local é um ''grito de cultura e de arte''. 

''... estamos aqui, nós existimos, nossos corpos sempre estiveram aqui... o que nos motivou [a lutar pelo espaço] é esse sentimento de apagamento, de estar às margens das políticas públicas. A Embaixada vem pra trazer ao centro do palco aqueles e aquelas que sempre estiveram nos bastidores, construindo essa cidade com muito trabalho e suor'', disseram as ativistas. 

A programação conta com apresentações culturais do Grupo Imaginário Maracangalha, com a peça ''Tekoha'', do grupo ''Hanaiti Kipaé'', de dança tradicional do povo Terena e também do cantor e multiartista campo-grandense, Beget de Lucena. A Embaixada Indígena fica localizada na Rua 14 de julho, nº 2494, e o evento de inauguração, bem como todas as programações dos finais de semana, são abertas ao público em geral.

Serviço

O telefone para informações da Embaixada Indígena é: (67) 9 9129-4525 ou pelo Instagram oficial @embaixadaindigenacg e @sanderleysabergue. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias