O prefeiro de Campo Grande Marcos Trad (PSD) se encontrou com o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun (PMDB), para tratar sobre recursos necessários para conclusão das obras na região do anel viário da Capital. O custo para finalizar 4 km desse projeto seria de R$ 9,5 milhões e que, nas palavras de Marun, já estão garantidos.
"O recurso já está disponibilizado, paga conforme a necessidade. Fizemos uma reunião em Brasília e um ponto que precisamos nos atentar é a rotatória de acesso a Rochedinho, com a MS-010, e na BR-163", disse o ministro.
Tanto ele como o prefeito assumiram prioridade em garantir os recursos para esta e outras obras até dezembro, antes da posse dos novos governantes, em janeiro de 2019.
A reunião aconteceu na superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), também com a presença do diretor da unidade, Thiago Bucker, e Rudi Fiorese, titular da Sisep (Secretaria Municipal se Infraestrutura e Serviços Públicos).
Readequações
Para que parte da obra do macroanel fosse retomada neste ano, a Prefeitura prorrogou o convênio vencido em maio do ano passado; fez a reprogramação (com aval do DNIT) para incluir novas obras e terminar as últimas desapropriações que só no trecho afetará 46 propriedades.
O projeto passou por ajustes para contemplar a construção dos colchões drenantes, que não estavam previstos na proposta original. Também foi preciso alterar os projetos das rotatórias que foram mudadas, por exemplo, para se adequar a duplicação da MS-080. As alterações exigiram um aditivo de R$ 1.603.513,62 no convênio.
Com os aditivos (para atualização de planilhas que ficaram defasadas após quatro anos de paralisação) e reprogramação, para inclusão de novas obras, o macroanel fechará com um custo total de R$ 37 milhões. Já foram aplicados R$ 21 milhões e até a conclusão da obra serão investidos mais R$ 16 milhões. A projeção é de que a obra fique pronta em um ano.
O serviço foi interrompido há quatro anos, quando 87,30% da terraplanagem tinha sido concluída; 63,55% da pavimentação e 72,97% da drenagem, além de terem sido concluídas as duas pontes planejadas (sobre os córregos Botas e Ceroula). Entre a MS-080 (saída para Rochedo) e a MS-10 (saída para Rochedinho), 12 quilômetros estão prontos, falta asfaltar apenas 700 metros. O trecho seguinte, entre a MS-10 e BR-163, tem 2,5 quilômetros asfaltados e falta concluir seis quilômetros.