Nesta sexta-feira (2), o Procon/MS e o Decon (Delegacia Especializada do Consumidor) fecharam mais três empresas de consórcios que prometiam aos consumidores 'contemplação imediata', em Campo Grande. Em um dos locais, um dos responsáveis se escondeu no armário com medo de ser preso e acabou trancado pelas equipes, que horas depois tiveram de retornar para abrir o local.
As empresas ALK Intermediações Financeiras, FN Representações e LC Soluções Financeiras foram interditadas atpe que comprovem regularidades na prestação de serviços. Ontem (1), durante a fiscalização a Morel Intermediações Financeiras também foi fechada.
As fiscalizações tiveram início após dezenas de denúncias de consumidores que se sentiram lesados perante as empresas. Nos três locais não foram apresentados alvarás de localização funcionamento, autorização do Banco Central para realizarem operações financeiras, item no qual se incluem consórcios.
Também ficou constatada a ocorrência de publicidade enganosa por afirmarem entrega imediata de bens aos consumidores e, ainda, se recusarem à devolução dos valores recebidos à vista quando da adesão aos planos. Os clientes passam por dificuldades, inclusive quanto a e tentativa de cancelamento dos contratos.
Em relação ao aludido consórcio tanto de bens móveis como imóveis, havia pessoas no local tentando ressarcimento do que pagaram, com promessa de entrega imediata do bem, o que não ocorreu. Inclusive, um casal de representantes de um idoso que também caiu no golpe. As ofertas eram tais que havia, inclusive, a divulgação de uma carreta Randon graneleira, ano de fabricação e modelo 2021 por R$ 148.000,00 para a qual o adquirente da cota entregou R$ 10.500,00 à vista e não recebeu o bem. A justificativa no local seria que o veículo estaria em negociação.
Trancado no armário
Em um dos locais fiscalizados um dos responsáveis ficou “apavorado” quando avistou equipe de polícia e fugiu se escondendo em um dos armários da empresa. Terminada a ação, tanto fiscais como policiais lacraram deixaram o local sem a percepção de que havia ficado alguém.
Horas depois, de posse de número de telefone de integrantes da equipe, ligou para pedir que abrissem a porta e o liberassem, o que foi feito dando condições para o cidadão sair.