A prefeitura de Campo Grande realizou, nesta quarta-feira (31), a cerimônia de entrega da identidade funcional e armamento calibre 38 para 97 guardas municipais. O evento ocorreu no Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), localizado na Rua Tropeiro, esquina com a Rua Estefânia.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, o curso para uso de armas de fogo iniciou com 120 profissionais, dos quais 97 foram autorizados a ter o porte. A expectativa é que mais 150 sejam armados até setembro ou outubro.
“Nós já temos dois processos. A Polícia Militar vai doar mais 150 armas e estamos com outro processo de aquisição de pistolas .40, de 100 a 110 unidades. Fizemos o pedido para o Exército para autorizar a compra, totalizando 250 armas, que ficarão na reserva para os próximos que vão se formar”, revelou o secretário.
Azambuja destaca que hoje são 422 guardas municipais armados, o equivalente a 63% do quadro. Até setembro, a meta é garantir que 85% dos profissionais tenham o porte. “É como o palmeiras ganhar de quatro a zero ontem, uma felicidade imensa, com valorização dos profissionais e plano de carreira”, brincou.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) destacou que a polêmica envolvendo o nome da corporação, que batalhava para ser chamada de polícia municipal, pouco importa. “Disse a eles que quem faz o nome é a pessoa. [...] Seja qual for a nomenclatura, eles vão estar cuidando da gente”.
Por fim, lembrou que não havia guardas armados há oito anos e garantiu que tem investido em segurança pública nesses dois anos e meio de gestão. “Tudo o que o município pode fazer em favor de uma polícia municipal eficiente, eficaz, motivada, é aparelhar e garantir que esteja bem remunerada”, finalizou.