Aguardando desde o último dia 18, a idosa Esersina Oliveira de Paiva, que estava com suspeita de pneumonia morreu, no fim tarde desta segunda-feira (22). Ela estava internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida.
Segundo as informações de familiares da idosa, desde a semana passada Esersina apresentava um quadro de saúde considerado grave.
Por meio das redes sociais, uma das netas dela fez solicitação no sábado à noite (20), suplicando que ela fosse transferida à um hospital com maior urgência devido ao estado grave. A reportagem enviou solicitação para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e para a Prefeitura de Campo Grande no domingo pela manhã, porém, segundo resposta enviada no final da manhã de ontem (22), a idosa estava aguardando vaga ainda e estaria “bem cuidada”.
No final da tarde quando a reportagem entrou em contato com Isabella, neta de Esercina, foi informado que ela acabara de falecer. A família se indignou com o descaso.
Outro lado
Antes da idosa falecer a assessoria da Prefeitura Municipal de Campo Grande informou por meio de nota que a paciente em questão estava “em observação com suspeita de pneumonia e agora de manhã (de ontem) deve passar por uma nova avaliação para verificar se há condições de transferi-la”.
A assessoria também afirmou quer era “importante frisar que, apesar da necessidade de transferência da paciente, ela está recebendo toda a assistência necessária na unidade de saúde do Município sendo bem assistida pela equipe” e que já havia solicitada a nos hospitais conveniados à Rede “assim que houver disponibilidade de leito, ela será encaminhada”, o que não deu tempo de acontecer.