A Guarda Civil Metropolitana decidiu lançar uma operação para redobrar a atenção na volta das aulas nas escolas municipais de Campo Grande. O monitoramento é feito por meio de drones que estarão garantindo a segurança, onde o público dessas escolas são considerados de crianças.
De acordo com o comandante Vilela, da Guarda Civil Metropolitana, o projeto foi elaborado no mês de julho deste ano, onde um planejamento foi executado para o retorno das aulas, Escola Segura CGM, para reforçar a segurança.
A ação atende as escolas municipais localizadas nas sete regiões de Campo Grande.
Didaticamente falando, dois drones serão utilizados pelas equipes para monitorar a entrada e a saída dos alunos. Em médio, segundo a Guarda, seis escolas estarão sendo monitoradas por dia e não há previsão de encerramento da operação.
O trabalho atua de forma preventiva, a fim de combater crimes nas regiões escolares inibindo a venda e uso de entorpecentes e trazendo mais segurança para os alunos, professores pais e familiares dos alunos. Além de fiscalizar fila dupla em frente ao colégio.
O diretor da escola Professora Oliva Enciso, que fica no bairro Tiradentes, Vilmar Benitez Balbuena aprovou a medida que vem sendo realizada para garantir a segurança das crianças e isso gera um alívio nos pais que precisam deixar os filhos nas escolas.
"A comunidade e os pais buscam, antes do ensino, a segurança. Então uma escola segura traz um conforto maior para as famílias e a família se sente tranquila para deixar as crianças na escola. E isso é que vem acontecendo agora com o retorno das aulas e com todo essa operação da Guarda Municipal, inclusive agora com os drones. Isso traz uma tranquilidade maior e a segurança para toda as crianças", disse.