sábado, 05 de outubro de 2024

Busca

sábado, 05 de outubro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

06/07/2024 13:30

Grupo de apoio acolhe e leva esperança a quem enfrenta luto em Campo Grande

Projeto do Humap-UFMS transforma vidas com espaço e suporte a quem enfrenta a dor da perda

  • As reuniões do grupo são gratuitas e abertas a todos, sem necessidade de inscrição

O Grupo de Apoio ao Luto da UFMS está transformando vidas, com espaço de esperança e empatia a quem enfrenta o luto em Campo Grande. Desenvolvido pelo Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), o projeto oferece acolhimento e suporte emocional para todos que enfrentam a dor da perda.

A ação é coordenada por Edilson dos Reis, teólogo, filósofo e psicólogo da instituição de ensino. "Percebemos a necessidade já que o estado de Mato Grosso do Sul não tinha nem um centro de referência de estudo e pesquisa que abordasse o tema do luto," explica.

Ele destaca a lacuna existente na região e a importância de um núcleo dedicado ao estudo, pesquisa, assistência e extensão no tema do luto, uma iniciativa que desenvolvida há mais de 25 anos no Hospital Universitário. O projeto visa, principalmente, o acolhimento de familiares e amigos de vítimas do suicídio, conhecidos como sobreviventes do suicídio.

Diante da necessidade, foi criado o Núcleo de Estudo, Pesquisa, Assistência, Extensão e Apoio ao Luto do Humap-UFMS. Apesar de ter a implementação adiada pela pandemia, o núcleo retomou as atividades em 2022, com foco em acolher pessoas e familiares em processo de perda e luto.

O núcleo também desenvolve vários projetos de mídia e pesquisa. "Estamos produzindo documentários focando no processo da perda e luto," conta Edilson.

Entre os temas abordados estão a perda de animais domésticos, a fila de espera em transplantes de órgãos e tecidos, e como as crianças entendem o luto. Além disso, o núcleo planeja uma pesquisa sobre o manejo de crises suicidas entre crianças e adolescentes e um estudo sobre órfãos do feminicídio no Estado.

O Grupo de Apoio ao Luto, um dos projetos de extensão do núcleo, oferece reuniões semanais todos os sábados, das 14h às 16h30, no Bloco 6 da UFMS, ao lado da Biblioteca Central. O espaço acolhedor e climatizado é aberto ao público e proporciona um ambiente seguro e sem julgamentos para aqueles que estão passando pelo processo de perda.

"O único requisito para a pessoa frequentar é o desejo de ter harmonia, onde ela será acolhida e amparada na sua dor, no seu sofrimento e não sofrerá julgamento nenhum," explica Edilson.

As reuniões do grupo são gratuitas e abertas a todos, sem necessidade de inscrição. "É um espaço cedido, confortável, climatizado, onde nós realizamos o acolhimento e o apoio às pessoas que estão passando pelo processo da perda e o luto, principalmente o luto por suicídio, acolhendo os sobreviventes do suicídio, mas também todo o processo de luto," destaca.

O grupo visa criar um espaço de acolhimento e apoio para aqueles que estão enfrentando a dor da perda, oferecendo um suporte essencial para a saúde mental e emocional da comunidade.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias