Gripe causada pelo vírus Influenza A já matou seis pessoas em Mato Grosso do Sul, de dezembro de 2021, até esta quarta-feira (5). A Prefeitura de Campo Grande alerta que há vacinas disponíveis contra a doença. Veja abaixo onde e como se proteger.
Todas as mortes por gripe foram causadas pela nova cepa do vírus Influenza A, o H3N2. No entanto, o subtipo mais conhecido, o H1N1, tem deixado hospitais públicos, privados e postos de saúde lotados.
A Prefeitura destaca que as vacinas contra a gripe estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade. De segunda a sexta, os postos funcionam das 8h às 16h45.
Ainda segundo a secretaria, alguns postos de saúde ficam de plantão aos sábados, das 7h30 às 17h. Essas unidades são as mesmas que fazem a vacinação contra a covid. Para saber qual estará de plantão, é preciso consultar o cronograma no site da Sesau.
A Prefeitura lembra que a campanha nacional contra a gripe ocorreu de abril de 2021 até outubro do ano passado. As aplicações feitas, neste momento, correspondem às sobras de imunizantes.
A vacina é indicada para qualquer cidadão acima de seis meses de vida. O imunizante ainda não é eficaz contra a nova cepa, a H3N2, mas protege contra a H1N1, que circula com grande intensidade.
Alerta
Para se proteger da gripe e covid-19, é preciso se vacinar; usar máscara; higienizar as mãos com álcool gel e evitar aglomerações.