Paciente que se recupera da covid-19, no Hospital Regional, em Campo Grande, denuncia que seu pedido para ir ao banheiro foi ignorado por uma profissional da enfermagem.
‘’Temos outras prioridades, tem que esperar’’, teria dito a enfermeira para a paciente.
O marido da paciente, Antônio João da Costa, contou que ficou indignado ao saber da situação, já que a esposa ficou muito tempo sedada e, por isso, tem dificuldade de se locomover. Ela precisava tomar banho e fazer as necessidades fisiológicas na manhã desta segunda-feira (31).
Antônio destaca que o tom usado pela enfermeira também causou indignação. ‘’Essa daí quer ir ao banheiro’’, teria apontado uma enfermeira para a colega.
‘’Minha esposa fez chamada de vídeo chorando, aí apareceu uma enfermeira e levou minha esposa pra usar o banheiro e tomar banho. Aí é que essa senhora [a suspeita de destrato] apareceu lá no banheiro. Porque eu falei com a minha esposa e ela desligou o telefone da minha esposa. Aí eu retornei e quem atendeu foi essa menina [colega da suspeita]", relatou.
Antônio João acredita que o normal em hospitais é que o banho dos pacientes seja feito pela manhã e não à noite, como foi determinado para a esposa dele.
O esposo diz ainda que reclamou com a assistência social da unidade e depois disso os profissionais passaram a tratar a esposa com mais respeito.
No entanto, no dia seguinte, terça-feira (1º), Antônio voltou a relatar dificuldades no tratamento da esposa.
‘’... o pessoal da enfermagem passa no corredor, mas não vai lá pra ajudar ela no banho’’, desabafou.
‘’Até agora não foram ajudar ela a tomar banho. Ela fez xixi na fralda. Tenho medo de pegar uma infecção hospitalar, porque ela está com bastante feridas nas pernas, já que está muito tempo só deitada, né?!’’, detalhou.
Procurada, a assessoria do HR não enviou resposta.