Vídeo onde uma estudante de enfermagem não aplica o líquido da vacina uma idosa, circula pelas redes sociais de campo-grandenses. No entanto, o caso ocorreu em Franca, interior de São Paulo.
Pensando que o caso fosse em Campo Grande, alguns internautas da Capital passaram a compartilhar a gravação, sem saber que o crime ocorreu fora do Estado.
Em uma das mensagens, uma pessoa de Campo Grande atribuiu a vacinação como sendo na Cassems, o que é falso. Na legenda do vídeo, ela escreve: ‘’Hoje na Cassems. Muito triste ver isso’’.
Essa falsa vacinação também foi apontada como sendo em outras cidades, como Rio Preto, interior paulista, mas trata-se de Franca, conhecida como ‘’Terra do Calçado’’.
O caso
A Prefeitura de Franca confirmou a situação. Uma estagiária da área de enfermagem espeta a agulha no braço da idosa, mas não injeta o líquido. Ainda não é possível constatar se foi uma fraude ou erro na aplicação.
Neste caso, a própria idosa percebeu que não havia sido imunizada e avisou a profissional. Uma nova dose foi aplicada e de forma correta. Um homem, que se apresentou como sobrinho da paciente, tirou satisfações com a equipe, que fazia a vacinação no sistema drive-thru.
A Prefeitura de Franca afirmou que “uma acadêmica de enfermagem, por falha humana, inseriu a agulha no braço de uma munícipe e sem, inicialmente, finalizar o procedimento de aplicação do imunizante. No entanto, o fato foi percebido de imediato e, em fração de segundos, a vacinação foi prontamente concluída, sem prejuízo à pessoa vacinada”.
O poder municipal acrescentou que, todos os profissionais da linha de frente da vacinação recebem treinamento, conforme protocolo local.