Morador, que não vai se identificar, acompanha o vai e vem motoentregadores por aplicativo em Campo Grande e destaca que parte deles retira o filtro do escapamento, o que gera um ruído imenso. Diante disso, ele questiona: os aplicativos de entrega sabem disso?
''O barulho que eles fazem é de deixar qualquer um surdo e vai até depois da meia-noite'', lamenta o contribuinte. Nos tempos de pandemia, a situação piorou, já que a demanda por motoentregadores - uma das poucas atividades que podem funcionar após o toque de recolher - aumentou consideravelmente.
''...as deliverys não se atentam pra isso?'', perguntou o contribuinte. Ele gravou a passagem de um desses motociclistas e, mesmo estando no alto do prédio, o barulho é bastante alto.
Além do problema do escapamento, é comum ver entregadores empinando a moto, com a tradicional ‘’bag’’ (mochila térmica) nas costas e, muitas vezes, com a refeição do cliente dentro.
Uma cabeleireira, que mora no Jardim Los Angeles, também reclama da conduta de alguns entregadores e acha que as empresas deveriam se responsabilizar por isso.
''Afinal de contas, eles representam a imagem das empresas. Hoje, muitas empresas demitem funcionários que fazem coisas erradas porque mancham a reputação delas e isso deveria acontecer também. Tem motos que, quanto mais longe, parece que o barulho é pior ainda'', lamentou a profissional.
Entramos em contato com dois aplicativos que atuam em Campo Grande: a Uber Eats e o Ifood. Perguntamos se as empresas já receberam reclamação como essa e se, no ato de adesão ao aplicativo, há alguma orientação sobre a questão.
A Uber entrou em contato com a reportagem e justificou: ''Não foi possível verificar se as ocorrências mencionadas ocorreram com o aplicativo da Uber Eats pois a reportagem não forneceu à empresa qualquer informação sobre os entregadores parceiros que permitissem identificar os casos''.
O Ifood não retornou os contatos.
É grave
O motociclista que adultera o escapamento incorre em infração de trânsito grave, que além da multa, acarreta perda de cinco pontos na habilitação.
Escapamento prédio moto from Thiago Souza on Vimeo.