Diante do cenário de pandemia do coronavírus, muitos questionamentos foram levantados sobre a cobrança e corte de água e luz durante esse período. Após muito debate, a Aneel suspendeu, na terça-feira (24), o corte de energia elétrica por falta de pagamento dos consumidores, por um prazo de 90 dias.
No entanto, uma empresária, que terá a identidade preservada, informou que, nesta quinta-feira (26), recebeu uma mensagem da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento, dizendo que o nome dela seria enviado ao SPC/Serasa, por falta de pagamento.
“Eu fiquei surpresa. Se você não pagar, seu nome vai pro Serasa do mesmo jeito. Diante do cenário, imaginei que eles iriam segurar pelo menos um período”, desabafou, reforçando que os empresários passam, assim como todos, por um momento econômico difícil.
Conforme divulgado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), mesmo sem o corte, não é impedido a negativação dos inadimplentes em cadastros de crédito.
Ciente disso, a empresária pontuou que ninguém quer deixar de pagar, apenas uma flexibilização nos prazos ou até mesmo um parcelamento, sem o envio do nome ao Serasa.
Questionada, a Energisa informou que está dedicada em manter o fornecimento de energia para seus clientes e irá cumprir a determinação da Aneel de não realizar cortes para consumidores residenciais, residenciais rurais, baixa renda e de serviços essenciais durante os próximos 90 dias.
No entanto, a concessionária destaca o apelo feito pelo regulador para que aqueles clientes que têm condições mantenham seus pagamentos em dia, pois o faturamento dos clientes continuará sendo feito normalmente. Já sobre o prolongamento e negociações dos débitos, a Energisa diz que não há condições indicadas até o momento.