Após ser apontada como campeã de reclamações no Procon/MS, a Energisa de Mato Grosso do Sul disse que discorda da publicação do ranking divulgada pelo órgão e afirma que os dados oficiais do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) contabilizam 1.171 reclamações de janeiro a novembro deste ano.
Conforme a Energisa, o total divulgado pelo Sindec demonstra redução comparado ao ano passado. “Desse total, apenas 33 procedentes, menos de 3%. Comparando a 2018, nota-se uma redução de 72,5% no número de reclamações. O compromisso da Energisa é melhorar cada vez mais a prestação de serviços e, assim, contribuir com o bem-estar da população”, disse a Energisa.
Procon
A Superintendência do Procon/MS destaca realizou 31.635 atendimentos em 2019 e a maioria das solicitações, estão ligadas a assuntos financeiros e serviços essenciais. Segundo o Procon, 58,32% dos atendimentos estão relacionados a esses dois setores.
O número representa um aumento de 1,57% comparado a 2018. De janeiro a dezembro, ocorreram 11.810 encaminhamentos de Cartas de Informações Preliminares (CIPs), 9.149 aberturas diretas de reclamação, 8 223 simples consultas e 1 328 encaminhamentos à fiscalização, além de procedimentos em quantidades menores como é o caso de atendimento preliminar, extra Procon Estadual e reclamações de ofício.
Nas áreas de serviços financeiros, foram registrados 9.761 atendimentos, enquanto em serviços essenciais foram 8.191. Foram computados, também, serviços privados, saúde, alimentação e habitação entre outros. Por meio do telefone 151, foram realizadas 6 140 orientações
Conforme o levantamento, as empresas ou assuntos mais demandados foram de energia elétrica, com total de 2.796, estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias e locadoras tiveram 2.240, bancos 2.144 e telefonia celular 2.091.