Em meio a um grande escândalo de corrupção envolvendo o judiciário de Mato Grosso do Sul, Campo Grande recebeu na noite desta segunda-feira (02), para a abertura do 18° Encontro Nacional do Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) ministro Luís Roberto Barroso. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e será encerrado nesta terça-feira (03).
Barroso chegou ao evento acompanhado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e também da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que conversou com a imprensa.
Ao ser questionada sobre o escândalo de corrupção na Corte Sul-mato-grossense e o afastamento dos desembargadores envolvidos no esquema, Soraya disse que devido ao avanço nas investigações e os fortes indícios apresentados, o tempo de afastamento de 180 dias desses desembargadores deva ser prorrogado.
“Eu acredito que esse afastamento de 180 dias seja até prorrogado porque eu duvido muito que para afastar desembargadores eles não tenham indícios realmente notórios muito claros. É muito sério você afastar, apesar de que, obviamente, todo mundo é considerado culpado até somente depois do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Mas o que eu digo sobre isso, eu acho que foi muito sério para ter esse afastamento, tornozeleira, algo muito sério aconteceu”, disse a senadora.
18° Encontro Nacional do Poder Judiciário
Teve início nesta segunda-feira (2), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, a abertura do 18° Encontro Nacional do Poder Judiciário, que é promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com o tema Comunicação, Tecnologia e Sustentabilidade.
A abertura do evento conta com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso. O primeiro dia do evento conta com uma conferência magna ministrada pelo historiador e escritor Leandro Karnal e uma apresentação cultural.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), também marcou presença no evento, que também reune membros do judiciário de vários municípios do estado, além de juízes federais, estaduais, eleitorais corregedores de Justiça e dentro outros.
Na oportunidade, o ministro Barroso vai lançar o Portal Único do Poder Judiciário, que tem como objetivo integrar todos os sistemas judiciais e como forma de simplificar o acesso e a utilização dos serviços pelos profissionais da área jurídica.
O que chamou bastante a atenção na abertura do evento, foi o grande aparato de segurança do evento, que conta com a presença de agentes da Polícia Federal, Batalhão de Choque e outras forças de segurança. A entrada é autorizada apenas mediante a uma minuciosa revista, tanto para os participantes, quanto para os profissionais da imprensa.