Em 2022, o TopMídiaNews exerceu, com intensidade, o compromisso social do jornalismo. O site expôs dramas de quem simplesmente pedia para não passar fome ou daqueles que precisavam de ajuda na luta contra alguma doença. Os relatos sensibilizaram muitos leitores e autoridades.
Um dos casos mais emblemáticos, foi do garoto Kadmiel Edson Rodrigues da Silva, 4 anos. A família, que é de Campo Grande, disse ter ouvido dos médicos do Hospital Regional, que o pequeno não ''duraria muitos dias'', em razão de um câncer.
O pai, Edson da Silva, 41 anos, não aceitou o diagnóstico e partiu para Barretos, buscar tratamento melhor. Foram os gastos com a estadia na cidade paulista, que levaram a família fazer apelo por dinheiro no TopMídiaNews.
Até o momento, tudo deu certo! Kadmiel passou por exames e o tumor, que era maligno, ''se transformou'' em benigno. O pai considera um milagre e até promoveu um culto para testemunhar a mão tremenda de Deus sobre a vida do filho.
Coração
O caso da pequena Valentina emocionou, mas também revoltou quem acompanha o TopMídiaNews. Ela, que sempre foi saudável e ativa, foi levada à Santa Casa, para se tratar de uma pneumonia. Quando um dos médicos foi fazer o acesso central, teria perfurado o coração da criança, causando sequelas, que podem ser permanentes.
O pai usou as redes sociais para desabafar sobre o suposto erro médico, que causou grande repercussão. Tempos depois, o site expôs o pedido de ajuda, já que vida deles sofrerá mudanças, como adaptação da casa, fisioterapia, cama e remédios.
O pai até criou um Instagram, onde expõe o dia a dia da pequena, de forma a denunciar o caso, mas também sensibilizar os corações solidários.
''Só eu estava trabalhando e, aí, com isso tudo, a rotina no hospital, acabei sendo desligado e ainda não arrumei serviço'', contou o pai, Renan Cardoso Elias.
O perfil do Instagram da Valentina é @guerreiravalentina20. Quem quiser ajudar ou conhecer melhor a história, basta entrar em contato com a família, pelo telefone (67) (67) 99290-6823.
Resposta
À época, a Santa Casa informou que foi realizado um procedimento na paciente, porém com riscos potenciais. Após o problema, foi aberto um registro no Núcleo de Segurança do Paciente para ser feito um acompanhamento do caso e a família já estaria tendo o suporte médico e do serviço social.
Vida dura
Assim como a doença, a falta de comida e teto também afetam a dignidade do ser humano. Foi o que ocorreu com Aline Moraes, 23 anos, que em maio, fez um apelo ao TopMídiaNews.
A mãe de uma menina de quatro anos e um bebê, com três meses à época, disse, emocionada, que só queria reforçar o barraco onde vive, na região conhecida como ''Invasão da Homex''.
O drama da mulher é que o casebre enchia de água toda vez que chovia e molhava toda família. Ela detalhou que chegou a ganhar tijolos, mas não tinha como bancar o resto dos materiais.
O apelo também foi por leite e fraldas para as crianças, sendo a menina especial. O telefone de contato dado à época foi: (67) 9 9148-2009.