Secretaria Estadual de Educação alerta pais e mães que a Escola Estadual Marçal de Souza - Tupã Y, no Jardim Los Angeles, em Campo Grande, não será fechada. Inclusive, essa unidade fará parte do projeto de escolas cívico-militares e, neste caso, será coordenada, em partes, pela Polícia Militar de MS.
Conforme a SED, em 2020, a Marçal de Souza, que hoje atende 800 alunos nos ensinos fundamental e médio, passa a fazer parte do projeto criado pelo governo Bolsonaro. O TopMídiaNews apurou que a informação falsa sobre o fechamento começou a circular após a escolha dela para ser cívico-militar.
O projeto de escolas cívico-militares pretende melhorar a qualidade da educação básica no país e vai ser implantado, inicialmente, em regiões com maior vulnerabilidade social.
Ainda de acordo com a SED, a ordenação de despesas e a gestão das unidades escolares serão da Secretaria, que terá, abaixo da direção da escola, um responsável pedagógico e outro militar, que vai coordenar os trabalhos do Programa no ambiente escolar.
Na matriz curricular, segue a secretaria, a novidade será a inserção de uma disciplina referente à atuação dos militares. O restante das unidades curriculares serão as mesmas utilizadas nas demais escolas da Rede Estadual de Ensino, de formação geral básica, que contemplam a Base Nacional Comum Curricular.
Matrículas
A SED disse que o período de matrículas para esta escola ainda não está definido. Mães teriam recebido a informação de que as inscrições começariam dia 27 de novembro, por meio do site. Porém, a secretaria alerta que isso pode ser apenas uma previsão da unidade e que não há nenhuma data oficial programada.