Dono de três mercados na região do Grande Los Angeles, zona sul de Campo Grande, vê com preocupação a chegada da nova cédula de R$ 200. Ele estima que vai faltar troco, problema que já é vivido pelos comerciantes na Capital.
As cédulas começaram a circular no País nesta quarta-feira (2), mas o comerciante relata que nenhuma chegou aos seus comércios.
''...vai dificultar, porque as notas de 100 e de 50 reais agora são troco. Aí vai diminuir o giro'', estimou o empresário. Ele diz que o problema de ter de trocar notas em outros comércios e outros vendedores irem ao dele vai continuar.
Nota é cinza e começou a circular no dia 2 de setembro. (Foto: Reprodução Banco Central)
Antes mesmo do anúncio da nova cédula de R$ 200, o comerciante promoveu uma campanha para arrecadar moedas, cuja falta é o ''terror'' das atendentes de caixa. Nos três comércios, os pagamentos somente com moedas têm 5% de desconto.
O empresário diz que as compras em dinheiro ainda são a maioria das transações nas três lojas e que seria difícil incentivar a venda nos cartões de débito e crédito, já que os bancos cobram taxas muito altas.