O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou nesta segunda-feira (30) o programa 'Dignidade Menstrual' e a partir do mês que vem haverá distribuição mensal de absorventes a alunas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Conforme publicado no Diário Oficial, os absorventes higiênicos descartáveis serão oferecidos às alunas cisgênero e aos alunos trans, em situação de vulnerabilidade social.
A Secretaria Municipal de Educação será responsável pelas orientações às unidades escolares, visando à distribuição e o acompanhamento da frequência das
estudantes.
Além disso, a Semed deverá orientar as unidades escolares para promover rodas de conversas ou outras formas de diálogo para conscientização das estudantes acerca dos cuidados com a própria saúde e de questões envolvendo o período menstrual, bem como para acompanhamento dessas estudantes por meio das unidades escolares, com vistas a evitar a evasão escolar.
O projeto inicialmente apresentado pela vereadora Camila Jara (PT) foi reformulado pelo Executivo, e passou pela Câmara há alguns dias.