Com apenas 6 anos, Jorge Gabriel descobriu recentemente a Distrofia Muscular de Duchenne e luta com tratamentos paliativos até que a família consiga na Justiça a vacina que custa R$ 17 milhões para o tratamento. Moradores de Campo Grande, o pai e a madrasta criaram um perfil para divulgar a história e uma vaquinha criada para o menino.
Mãedrasta de Jorge, Livia Ferencz quem criou o perfil para divulgar a história do enteado. Segundo ela, a doença foi descoberta recentemente, mas a família já iniciou exames e tratamentos com fono e fisioterapeuta.
A doença genética degenerativa e incapacitante acomete apenas meninos. A principal característica é a degeneração progressiva do músculo, em decorrência da ausência de uma proteína.
Para evitar o agravamento do quadro, a família já iniciou os exames, mas tudo feito pela rede particular e precisa ser pago. "Abrimos uma vaquinha, pois serão vários gastos, muitos exames, várias consultas e tratamentos enquanto entramos na Justiça pela vacina", explica Livia.
Assim que estiver com a documentação completa nas mãos, Jorge passará por um exame onde será verificado se o menino não tem alergia.
"A ideia da vaquinha e conseguir arrecadar para passarmos por esse processo de exames e consultas até entrar com pedido na Justiça para que o Governo arque com a vacina", destaca Lívia.
Interessados em doar e conhecer a história pode seguir Jorge nas redes sociais e doar na vaquinha online.