''Me deu a vida pela 2ª vez''. A reflexão é de Wesley Caetano, 32 anos, paciente que sofreu com a leucemia mieloide aguda, em Campo Grande. Ele acabou de fazer transplante com medula óssea doada pela própria mãe, em um hospital de São Paulo.
Caetano fez o transplante no Hospital Beneficência Portuguesa, no dia 24 de dezembro. Ele atribui significado especial por fazer a ''operação'' justamente na véspera de Natal e que o dia 25 – dia que Jesus Cristo nasceu, segundo o cristianismo – ser seu novo primeiro dia de vida.
''A coincidência da data me enche de esperança de renascimento'', comentou o rapaz no Facebook. Ele fez questão de dar significado também ao fato da mãe – Dirce Cordeiro - ser a doadora de um ''elemento'' tão difícil de encontrar quando precisa ser compatível com o organismo do outro.
''E mais uma vez Deus utiliza minha mãe (que foi a doadora) para me dar a vida pela segunda vez'', celebrou o paciente.
O próximo desafio é fazer com que a medula recebida ''pegue'' [se adapte no novo corpo] como se diz no jargão médico.
Wesley durante tratamento da leucemia em Campo Grande (Foto: Repórter Top)
Luta
Wesley foi diagnosticado com a doença em maio de 2023. Fez quimioterapia e tempos depois a doença ''foi embora''. No entanto, exatamente um ano depois a leucemia ''voltou''. Dessa vez seria necessário fazer um transplante de medula óssea.
Ainda segundo o relato, Caetano voltou a fazer quimioterapia e iniciou uma campanha para atrair possíveis doadores e incentivar a população sobre a importância do tema. Foi destacado anteriormente que a chance de encontrar um doador compatível fora da família é de uma a cada 100 mil pessoas. Por isso, a importância de muitas pessoas fazerem a doação.
Como ser doador de medula
Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo, realizar um cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem de compatibilidade.
O doador precisa ter entre 18 e 35 anos, permanecendo no cadastro até 60 anos, idade e que ainda pode realizar a doação. Para realizar o cadastro, é necessário um documento de identificação oficial com foto, estar em bom estado geral de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea.