ALEMS NOVEMBRO 7

quinta, 28 de novembro de 2024

Busca

quinta, 28 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

10/06/2022 11:00

Merenda é preparada com água suja em Emei de Campo Grande, diz denúncia (vídeo)

O problema foi identificado e rapidamente resolvido, diz Semed

Vídeo recebido pelo TopMídiaNews mostra descaso com as refeições das crianças na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Micheli Regina Locatelli, localizado no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. A Secretaria Municipal de Educação - Semed negou as denúncias, alegando problema na descarga de um dos banheiros.

Segundo informações passadas, as merendas são preparadas de forma irregular, por conta de problemas no sistema de abastecimento de água do local. A água suja estaria sendo usada para preparar os alimentos, pois a bomba de água estragou há semanas, mas não foi enviada para conserto com urgência.

Dessa forma, as funcionárias são obrigadas a puxarem a água através de uma mangueira, e despejar diretamente nas panelas.

A mangueira tem contato direto com o chão, e não há qualquer manejo para evitar alguma contaminação, uma vez que ela é utilizada para limpar o pátio e regar as plantas.

Ainda conforme a denunciante, para mascarar o caso por conta de uma festa que houve na escola recentemente, a diretora pediu que enchessem a caixa d'água, pois assim os pais e responsáveis não perceberiam que há a falta de água no local.

Além disso, foi exposto que a diretora da Emei produz sabão de álcool na escola, no qual é utilizado soda cáustica, podendo contaminar os alimentos e/ou as crianças do centro.

"Quando questionada sobre os produtos que têm na escola, como sabão em pó, detergente e desinfetante, ela disse que não está rasgando dinheiro e que tem que economizar, por isso faz esse sabão de álcool", contou.

Outro caso relatado é de que os professores foram obrigados a pintarem a escola e que quem presta os serviços internos é o marido da própria diretora, que chega a almoçar no local, sendo que os funcionários são proibidos pela Secretaria de comerem a merenda servida às crianças.

"É uma coisa que eu já reclamei com ela pessoalmente, mas o caso está saindo do controle", disse.

Secretaria rebate acusação

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED esclareceu que devido um vazamento na válcula de descarga em um dos banheiros, houve desabastecimento na caixa d'água na manhã de quarta-feira (8).

"O problema foi rapidamente resolvido e o abastecimento foi normalizado. Em nenhum momento a unidade escolar usou água suja para cozinhar ou para consumo das crianças. As imagens divulgadas mostram uma bacia com colheres, e tal método serve apenas para armazenar a louça suja já que a água facilita os restos de comida se desprender dos utensílios antes de serem lavados, pois a cada refeição são servidas 180 crianças", escreveu.

Quanto aos casos sobre a preparação de produtos de limpeza no local, a secretaria nega.

"As unidades escolares da Reme usam produtos de limpeza registrados e industrializados. Na manhã desta sexta-feira (10), técnicos da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), da Superintendência de Gestão Administrativa (Sugefic) e da Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor) estiveram na unidade e as irregularidades denunciadas não foram confirmadas. A EMEI funciona de forma correta e com todas as medidas de higiene, limpeza e preparo dos alimentos realizadas de forma adequada", finalizou.

*Texto editado às 12h15 para acréscimo de nota.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias