segunda, 27 de janeiro de 2025

Busca

segunda, 27 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

13/12/2024 13:20

Dentista é processada por erros graves e mutilações em procedimentos estéticos em Campo Grande

Em série de processos, pacientes detalham descaso, cirurgias não autorizadas e procedimentos realizados fora das normas legais

Bastante conhecida pela divulgação do trabalho nas redes sociais, a cirurgiã-dentista Iolanda Lídia Negrão é alvo de diversas denúncias por erros graves, mutilações e procedimentos estéticos realizados sem autorizações. Em uma série de processos judiciais, pacientes relataram descaso, cirurgias não autorizadas e intervenções fora das normas legais.

Ao menos seis pacientes chegaram a entrar com processos judiciais, pedindo indenizações por danos morais, materiais e denunciando casos de supostos erros cometidos pela dentista. Os casos mais recentes de judicialização ocorreram no início deste mês.

As denúncias acumulam relatos de práticas que violam normas profissionais e éticas. Além de realizar cirurgias invasivas que deveriam ser feitas por médicos em hospitais, a profissional enfrenta acusações de não oferecer suporte pós-operatório adequado.

Um dos processos é sobre uma paciente que realizou uma rinoplastia e colocou fios de sustentação na 'papada'. O procedimento teria sido realizado no final de 2022, atraída pela ampla visibilidade da dentista nas redes sociais e pelas promessas de ótimos resultados. 

Conforme relatado pela paciente, inicialmente não houve complicações, porém, em setembro de 2023, quando ela retornou para finalizar o procedimento na papada, ao retirar o curativo, teria percebido uma grande cicatriz no pescoço, incompatível com a promessa de um procedimento minimamente invasivo.

Além do pescoço mutilado, a paciente teria enfrentado complicações na rinoplastia. Mesmo seguindo as orientações médicas, o resultado teria ficado totalmente diferente do que era esperado, com o nariz ficando em estado "anormal", relata.

Preocupada, a paciente buscou especialistas, realizou exames e acabou identificando um corpo estranho no nariz. Ela precisou passar por uma cirurgia corretiva em dezembro de 2023 para retirar um material sintético que teria sido colocado no local.

Ela também relatou dores e restrições de movimento no pescoço, obrigando-a a buscar tratamento fisioterapêutico.

Outra paciente buscou os serviços da cirurgiã-dentista em 2023 para realizar uma blefaroplastia (procedimento nas pálpebras), devido à dificuldade de visão. Durante o procedimento, realizado no consultório odontológico, a paciente teria acordado e descobrido que estava sendo submetida também a um lifting facial, sem autorização.

Após o procedimento, surgiram complicações. A profissional teria oferecido reparos, mas a paciente teria ficado desconfiada.

Segundo o parecer de um cirurgião plástico consultado posteriormente, o procedimento foi realizado de forma irregular e deveria ter ocorrido em ambiente hospitalar, com exames prévios. O custo estimado para corrigir os danos ultrapassa R$ 39 mil.

Em outro caso, uma paciente contratou a profissional para uma rinomodelação definitiva, com promessa de uso de ácido hialurônico e cartilagem natural. Contudo, após o procedimento realizado em 2021, a paciente descobriu que foi implantada uma prótese de Porex sem sua autorização.  

No entanto, logo após o procedimento, a prótese começou a causar uma preminência pontuda no nariz e dores intensas. A paciente relatou que procurou a clínica diversas vezes, mas não recebeu atendimento adequado. Mesmo após um segundo procedimento corretivo, realizado pela própria cirurgiã-dentista, os problemas teriam persistido.  

Segundo um especialista consultado pela paciente, a prótese apresentava risco de romper a pele do nariz, exigindo uma nova cirurgia corretiva. O procedimento teria sido feito de forma ilegal, já que o Conselho Federal de Odontologia proíbe que dentistas realizem rinoplastias.

Outro lado

Procurada para comentar as acusações, a cirurgiã-dentista respondeu por meio dos advogados. Leia a nota na íntegra:

A Dra. Iolanda possui especialização e é reconhecida pela excelência em seus procedimentos e pela dedicação em oferecer segurança e bem-estar aos seus pacientes. Seus resultados excepcionais são evidenciados pelas inúmeras manifestações de satisfação, apreço e carinho de seus pacientes.

Esclarecemos que todos os procedimentos realizados pela Dra. Iolanda seguem rigorosamente os padrões éticos e legais, sendo previamente explicado aos pacientes, que conferem seu consentimento por meio de termo devidamente assinado.

Ressaltamos que todo procedimento cirúrgico implica riscos inerentes, previamente comunicados, cuja ocorrência independe da conduta do profissional, sendo frequentemente influenciados por fatores individuais e pela adesão do paciente às orientações pós-operatórias. A conduta do paciente no pós-operatório é indispensável para que se tenha o melhor resultado, sendo de responsabilidade do paciente seguir as recomendações do profissional e ter bons hábitos de saúde.

A Dra. Iolanda sempre priorizou a saúde e a segurança de seus pacientes, oferecendo um acompanhamento pós-operatório exemplar. Sua clínica é equipada com tecnologia de ponta, tanto para garantir os melhores resultados quanto para tratar eventuais intercorrências com eficiência, possuindo todas as autorizações necessárias para funcionamento.

No tocante às denúncias em curso, respeitamos o devido processo legal e temos plena confiança de que todos os fatos serão esclarecidos em sua totalidade. Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a ética e a transparência, valores que norteiam todas as nossas ações. Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e reforçamos nosso compromisso com a excelência no atendimento e cuidado dos pacientes.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias