segunda, 20 de janeiro de 2025

Busca

segunda, 20 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

28/12/2021 13:00

Crianças ficam sem atendimento no CEI e pais entram em pânico em Campo Grande

O atendimento foi suspenso após a fiação da unidade ser furtada no dia 14 de dezembro

Os pais das crianças atendidas pelo CEI (Centro de Especialidades Infantil), localizado na Avenida Manoel da Costa Lima, no bairro- Guanandi, em Campo Grande, estão em pânico devido à falta de atendimento no local. 

A mãe de uma criança com Diabetes Tipo 1, que terá o nome preservado, afirma que procurou a unidade no dia 14 de dezembro para uma consulta com endocrinologista, mas foi informada que os fios da unidade foram furtados. 

“Eles não avisam antes para que ninguém dê viagem perdida. Mas tudo bem, fomos até lá e não teve atendimento. Agora, já estamos no dia 28 de dezembro e continua sem fiação na unidade. Todos os atendimentos estão suspensos. Eu por exemplo, preciso que a médica assine os papéis para pegar a insulina da minha filha pelo SUS, mas não tem atendimento e não sabem quando voltam. A única informação que recebo é que não tem previsão de retorno”, diz a mãe. 

A genitora afirma que a criança toma duas insulinas. “Primeiro que para pegar a insulina no SUS, precisamos de três meses de diagnóstico, temos quatro meses agora. Até aqui, estamos comprando com ajuda de familiares, porque uma insulina custa R$ 45 e vale por 28 dias. A outra, que é a insulina para manter, só encontro para comprar com cinco canetas e custa mais de R$ 300. Agora precisamos apenas que a médica assine e não tem como ela assinar porque não tem atendimento”, diz a mãe. 

“Eu entendo que aconteceu um furto no local, mas seria essa a hora da prefeitura agir rapidamente e resolver, já que muitas crianças são atendidas ali. Sem atendimento, imagina uma criança com glicemia elevada, sem atendimento, ela corre risco de morte com certeza por falta de atendimento”, diz a mãe. 

Sesau 

O TopMídiaNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, que afirma que está revolvendo a situação da fiação para restabelecer a energia no local. Sobre os médicos, a Sesau afirma que os profissionais estão na unidade. 

“O furto da fiação do CEI acontecido no último dia 14 de dezembro já está sendo resolvido, sendo adquirido o material necessário para restabelecer a energia no local.Quanto às consultas médicas, elas estão temporariamente suspensas justamente pela falta de luz nos consultórios da unidade, contudo a troca de receituário continua normalmente, visto que estes medicamentos são necessários para garantir a qualidade de vida dos pacientes. Ou seja, mesmo sem consulta, os profissionais médicos estão no local para fazer os atendimentos necessários a estas crianças, garantindo assim o direito delas de fazerem a retirada de insulina, por exemplo”, diz a Sesau em nota. 

Nova tentativa

A mãe, que relatou o problema ligou no CEI para verificar se uma das endocrinologistas que atuam no local estaria para assinar os papéis, após o posicionamento da Sesau, mas foi informada novamente que não adianta se deslocar nesta terça-feira (28), no período da manhã, porque a profissional não se encontra na unidade. 

Novo contato

A Sesau foi informada que os médicos não estão presente e afirma que a criança citada na matéria terá encaixe na tarde desta terça-feira (28), com a especialista.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias