Contador Luzemir Barbosa alertou os microempreendedores individuais, conhecidos como ''MEIs'', para a ocorrência de golpes, versando sobre a cobrança de taxas dos profissionais, em Campo Grande.
Conforme o Barbosa, da Contili Contabilidade, há centenas de relatos de MEIs que recebem – via e-mail – cobranças de ''taxa associativa'' ou da ''Associação Nacional dos Empreendedores''. Os suspeitos amedrontam os empreendedores, dizendo que o não pagamento para gerar cobrança judicial.
Luzemir destaca que a cobrança é uma fraude, promovida por quadrilhas que tem acesso aos dados dos trabalhadores cadastrados como MEIs.
''MEI só paga taxa de associação se for inscrito em alguma dessas entidades. Do contrário, basta ignorar a cobrança'' destacou o contador. Na foto abaixo, há um exemplo de um boleto, para o pagamento da cobrança falsa.
Boleto para pagamento de falsa cobrança para MEIs. (Foto: Hasta Comunicação)
Ainda de acordo com o alerta, MS possuiu 206.124 trabalhadores cadastrados como MEI, segundo a Receita Federal. Barbosa observou que, somente no site ''Reclame Aqui'', há mais de dez reclamações referentes à cobrança de taxa por dia. Isso mostra, diz ele, que a fraude segue sendo aplicada todos os dias.
''Em fevereiro deste ano, apenas na Delegacia de Pronto Atendimento do Centro de Campo Grande, foram registrados 53 boletins de estelionatos ocorridos de forma virtual'', declarou o contador.
''Não existe cobrança além da contribuição mensal do MEI que é emitida pelo Governo Federal, no site www.gov.br. É preciso ficar atendo a isto'', ressalta Luzemir. Ele fez questão de ressaltar que é muito difícil reaver o dinheiro pago nas cobranças falsas, cujo valor varia de R$ 200 a R$ 300.