Leitor do TopMídiaNews reclamou que a UPA Moreninhas estava lotada, na tarde desta segunda-feira (14), em Campo Grande. Além da demora em ser atendido, há a preocupação com a transmissão da covid.
Conforme as informações enviadas ao site, alguns pacientes esperavam atendimento desde o meio-dia.
O denunciante tirou uma foto do que seria a escala médica da unidade, apontando para quatro médicos no plantão, porém só um atendendo.
‘’Devido ao risco de covid, não deveriam deixar o pessoal aqui desse jeito’’, refletiu um paciente.
Fotos tiradas pelo paciente mostram os corredores e a recepção da UPA cheios.
Em tempo
Questionada, a Prefeitura respondeu da seguinte forma:
A unidade está com uma demanda de pacientes realmente bastante intensa, principalmente entre aqueles sintomáticos respiratórios. Contudo, todos receberam a classificação verde, que é a segunda de menor gravidade utilizada na Rede Municipal de Saúde, sendo assim, o tempo protocolar de espera por atendimento é de até quatro horas, o que não está configurado em nenhum dos casos lá presentes, uma vez que a ficha que está aberta há mais tempo é das 14h52.
Quanto à escala médica, ela está completa, com cinco médicos clínicos gerais, e, por se tratar de uma unidade de urgência e emergência, é necessário que um deles fique encarregado das urgências que chegam através dos serviços de socorro, dois estão responsáveis pela avaliação de pacientes das áreas amarelo e laranja que estão em observação na unidade e necessitam de maiores cuidados e outros dois estão realizando atendimento de pacientes que chegam por meios próprios ao local, conforme a classificação de risco.
**
resposta da Prefeitura inserida às 17h42.