Transparência. Essa foi uma das propostas assumidas pelo atual prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, do PSD, que consta em seu programa de governo "O futuro de Campo Grande depende de nós", 2017-2020. No entanto, com menos de 100 dias de governo, a tal promessa referente à transparência segue desatualizada no site da administração municipal.
Informações sobre servidores e até a 'famosa' tabela referente quanto custa cada um dos cargos comissionados, que existia antes com os 'famosos DGAs', agora não existe mais no site da transparência.
O presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, da Câmara Municipal, vereador Eduardo Romero, da Rede Sustentabilidade, revela que a atual administração precisa ter mais eficiência na gestão pública. "Precisa de mais transparência nos gastos públicos", pontua o parlamentar.
Segundo Romero, há relatórios que já deveriam ter sido publicado sobre as finanças do município, mas que até o momento nada foi feito. "Representa que a eficiência entregue até o momento não está sendo a mesma prometida na campanha. Está desatualizado o site da transparência".
Em relação aos relatórios, Romero ainda afirma que tem relatórios específicos que precisam ser divulgados. "Deveria ter sido publicado desde o 25/02, até agora nem ofício sobre a questão foi respondido". E emenda, "não está tendo eficiência nenhuma a secretaria de Eficiência e Transparência que foi criada", critica.
O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Chiquinho Telles, do PSD, saiu em defesa do colega de partido e afirmou que Marquinhos não é mágico, 'para de um dia para outro, resolver todos os abacaxis que deixaram para ele descascar' e que 'existem muitas heranças malditas que deixaram para o Marquinhos resolver'.
"Aos poucos, ele vai ajustando. E a principal preocupação dele é com a transparência na sua administração. Aprovamos na primeira seção, a reforma administrativa e isso mostra a preocupação do prefeito na questão da transparência. Ele quer que a população saiba onde está sendo aplicado cada real que são arrecadados através dos impostos recebidos. Não tenho dúvidas que nunca se teve um administrador mais transparente do que o prefeito Marquinhos Trad", comenta.
O vereador ainda justifica que neste momento, Marquinhos tem outras prioridades emergenciais para resolver. "Acredito que ele está muito preocupado neste momento, em colocar remédios nos postos, tapar os buracos da cidade. Enfim, dar uma resposta às pessoas que lhes confiaram o voto", finaliza.
Durante a campanha, em seu plano de governo, o prefeito assumiu o seguinte compromisso: Melhorar a posição de Campo Grande no ranking da transparência do MPF, para figurar entre os primeiros colados de MS; Promover a transparência nas licitações; Desenvolver aplicativo móvel para o cidadão ter acesso aos dados de transparência da gestão; Realizar prestação de contas físico-financeiro quadrimestral; e Criar o canal Fala Prefeito.