Campo Grande promete ter um dos frios mais intensos do ano e temperaturas recordes neste final de semana. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal intensificou as entregas de cobertores para as famílias carentes da cidade como uma forma de protegê-las da frente fria.
A distribuição acontece nos diversos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) espalhados pela cidade, quatro CCI's (Centros de Convivência do Idoso) e nos seis Centros de Convivência para atender as famílias em vulnerabilidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com a Sedhast, já entregou desde janeiro, 5,5 mil cobertores para os Cras, CCI’s e Centros de Convivência, e a distribuição é feita pelas equipes da Superintendência de Proteção Social Básica da SAS.
Na primeira entrega feita, nesta quinta-feira (9), pelo menos 147 idosos receberam esse auxílio para conseguir encarar essa frente fria que deve causar até geada em Campo Grande. As entregas aconteceram no Centro de Convivência do Idoso, “Edmundo Scheuneman”, na Vila Piratininga.
“Nos planejamos antecipadamente para o frio, monitorando os serviços de meteorologia, por isso neste ano fizemos uma compra maior de cobertores devido às frentes frias que estão mais intensas. As entregas estão acontecendo em todas as nossas unidades, também para atender a população em situação de rua. Para nós é uma satisfação muito grande e um sentimento de dever cumprido porque o objetivo é servir nossa comunidade”, frisou o secretário José Mário Antunes, da SAS.
Além da entrega de cobertores, a SAS também está intensificando as abordagens às pessoas em situação de rua por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que conta com 12 equipes que desenvolvem um trabalho contínuo, 24 horas por dia, de busca ativa e atendendo demandas da população.
De abril a maio, quando as primeiras frentes frias chegaram à Capital, já foram realizadas mais de mil abordagens e atendimentos e entregues mais de 500 cobertores para a população em situação de rua. O SEAS também oferece a esta população, os serviços da rede de Assistência Social do município disponíveis nas unidades de acolhimento.