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Campo Grande

há 1 mês

Centro Municipal de Educação Inclusiva de Campo Grande é a quarta instituição do tipo do país

Local atende alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e altas habilidades

A gestão da prefeita Adriane Lopes (PP) está redefinindo o cenário educacional de Campo Grande, com políticas que priorizam a inclusão, a equidade e o acesso igualitário a oportunidades educacionais para todos os alunos.

Em apenas dois anos, a Educação do município passou por uma transformação significativa, evidenciando o compromisso da prefeita com um futuro mais inclusivo e promissor.

Um marco dessa gestão é a criação do Centro Municipal de Educação Inclusiva, inaugurado em fevereiro deste ano, que se destaca como uma iniciativa pioneira no atendimento de excelência aos alunos da Educação Especial da Rede Municipal de Educação (Reme).

Este centro é o quarto do país a oferecer um modelo de atendimento tão abrangente e especializado, refletindo a visão inovadora e a determinação da prefeita Adriane em garantir que cada estudante, independentemente de suas necessidades, tenha acesso a uma educação de qualidade.

O Centro Municipal de Educação Inclusiva atende alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e altas habilidades, oferecendo subsídios pedagógicos que permitem o desenvolvimento pleno dessas crianças.

Com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, coordenadores pedagógicos, professores especialistas e técnicos do Núcleo Braille e de Educação Especial, o Centro realiza atendimentos personalizados, duas vezes por semana, no contraturno da escolarização, com foco em áreas como robótica, música, linguagem, matemática, arte, ciências e psicomotricidade.

Além disso, os profissionais do Centro fazem triagens funcionais, encaminham alunos para instituições parceiras quando necessário e desenvolvem projetos pedagógicos que promovem uma educação mais inclusiva.

Atualmente, o Centro atende 88 alunos, dos quais 43 possuem indicativos de altas habilidades/superdotação, em um ambiente cuidadosamente organizado para maximizar o aprendizado e o desenvolvimento de cada estudante.

Mas a transformação promovida pela prefeita Adriane não se limita à Educação Especial. Sua gestão tem implementado uma série de projetos que valorizam as habilidades individuais dos alunos da Reme, com destaque para o Projeto Esporte, Arte e Cultura, retomado no ano passado.

Esse projeto envolve 15 mil alunos e tem se mostrado eficaz na identificação e desenvolvimento de talentos nas mais diversas modalidades esportivas, artísticas e culturais. Com mais de 380 professores engajados, as atividades extracurriculares incluem desde ginástica artística e rítmica até música, artes e audiovisual.

"A valorização do esporte e da cultura nas escolas é um pilar fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Não apenas revelamos talentos, mas também promovemos a integração social, construindo uma comunidade escolar mais coesa e inclusiva", destaca a prefeita Adriane, orgulhosa das conquistas alcançadas.

A gestão de Adriane Lopes, com sua abordagem visionária e focada na inclusão, está redefinindo o conceito de educação em Campo Grande, provando que é possível construir um futuro melhor para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios.

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