A Prefeitura investiu em bases operacionais em todas as regiões de Campo Grande e agora aposta no aumento da tropa com abertura de concurso e no videomonitoramento para intensificar as ações em Campo Grande.
O edital do concurso com 273 vagas e salário de 1.690,02 + Bolsa Alimentação no valor de R$ 294,00 foi publicado. As inscrições estão abertas desde o dia 23 e seguem até às 23h59min (horário de MS) de 28 de fevereiro de 2021. A prova objetiva de conhecimentos será realizada no dia 16 de maio de 2021, das 8h30min às 12h30min. Também serão capacitados 200 Guardas para uso de armamento letal e mais outros 200 para utilizar a pistola de condutividade elétrica (armamento não letal).
Câmeras e drones
Neste ano, o projeto de ampliação do Centro Integrado de Controle Operacional da Prefeitura prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as regiões da cidade. Mais 100 câmeras serão compradas em parceria com a bancada federal, por meio de emendas parlamentares. Para auxiliar as ações de vigilância e monitoramento, a prefeitura fará a aquisição de dois drones.
As câmeras auxiliam no combate a pequenos delitos, na prevenção ao aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico e uso de droga; proporcionam maior sensação de segurança e efetividade nas ações de segurança, além de garantir economia aos cofres públicos.
Frota
Houve o investimento em quantidade de viaturas que passou de 57 em 2017, para 97 em 2020. Com relação ao quantitativo de armamento letal, o salto foi de 275 em 2017, para 500 em 2020. Esse aumento foi possível por conta de novas aquisições e doações recebidas. Foi possível criar programas de patrulhamento escolar, rondas ostensivas nos bairros e também em eventos realizados na cidade.
Para 2021, serão adquiridas mais 30 novas viaturas com recursos do Finisa e emendas parlamentares. Além disso, a Prefeitura fará a compra de mais uniformes e armamento letal e não letal.
Cargos e carreiras
Os guardas conquistaram o plano de salários e carreiras; cursos e capacitações que habilitaram o efetivo para manuseio e porte de arma de fogo; qualificação para melhoria no atendimento à população e formação de novos agentes para atuação no trânsito da Capital e ações voltadas para o bem-estar animal. Atualmente, o efetivo da GCM é formado por 1100 agentes.
Os moradores das sete regiões de Campo Grande tiveram a segurança de seus bairros reforçada com a chegada das gerências operacionais da Guarda Civil Metropolitana. Com bases em todas as regiões, a guarda passou a atuar em conjunto com a população, que participa da vigilância e pode contar com efetivo permanente sempre que precisar.