Com apenas 17 anos, a campo-grandense Karla Rocha de Oliveira faz parte da Seleção Brasileira de Base, categoria sub-18 mais de 70 kg, e foi selecionada para participar do Estágio Internacional na Espanha que acontecerá de 13 a 19 de fevereiro de 2019.
A atleta foi descoberta em um projeto social realizado na Vila Nhanhá, em Campo Grande, e agora pede ajuda da população para viajar representando o Brasil e Mato Grosso do Sul na Espanha.
De acordo com o Sensei Mateus Barbosa Aguilera, 23 anos, a família de Karla não tem condições financeiras de custear a viagem. “A mãe dela trabalha como caixa em um posto de gasolina e o pai trabalha como porteiro. Eles têm três filhos, todos judocas, e o pai dela também luta após ser incentivado pelos filhos. Ele leva eles para as competições e treino”.
O Sensei destaca ainda que Karla ficou no ranking entre os quatro melhores do Brasil. “Apenas o primeiro colocado é custeado pela Federação Nacional de Judô. O restante dos atletas, segundo, terceiro e quarto colocado, tem que se virar para conseguir viajar e participar da competição. A Karla ficou em 4° lugar, contamos com a ajuda das pessoas para conseguir participar. Temos alguns projetos para tentar conseguir recurso para ajudar nossos atletas, pasteladas, mas como está muito em cima, não vamos conseguir esse recurso a tempo”.
Mateus explica que a viagem custa entorno de R$ 9 mil. “Terá o custo da passagem nacional, passagem internacional, hotel, tem os quimonos, porque para participar da competição tem que estar com o quimono internacional, que possui o selo vermelho, e cada um custa R$ 1 mil. Ela tem que ter dois quimonos, um azul e um branco. Ela terá que deixar a cidade no dia 10 de fevereiro para a concentração, que acontece em Pindamonhangaba, São Paulo”.
Além disso, a judoca participa ainda de uma seletiva para participar do Estágio Internacional da Alemanha. “A Karla também vai para uma seletiva em São Paulo, o Meeting, que acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro para disputar uma vaga para pontuar no ranking nacional representando o Brasil no Estágio Internacional da Alemanha. Isso ainda será disputado, temos que aguarda para ver se vamos conseguir pontuar para participar também”.
Para ajudar a atleta, clique aqui e faça sua doação através do site vakinha social.