A ala 5 do Aeroporto Internacional de Campo Grande é palco para o aprimoramento a doutrinação e capacidade operacional de algumas unidades aéreas. O exercício operacional começou na última segunda-feira (16) e promete seguir até o dia 3 de setembro na capital de Mato Grosso do Sul.
É a primeira vez que essa ala do aeroporto recebe um treinamento desse porte. As unidades aéreas, Infantaria da Força Aérea Brasileira e Forças Singulares estarão participando do evento.
A grande novidade, segundo o Contato Radar, é que a edição deste ano conta com a vinda de duas aeronaves Boeing C-17 Globemaster da USAF, que também trará dois helicópteros de última geração MH-60 Pave Hawk, além de receber 80 soldados norte-americanos para a participação conjunta dos exercícios.
A previsão para Campo Grande receber os dois aviões é em duas datas, potencialmente sendo nos dias 21 e 28 de agosto, onda a ALA 5 permanecerá somente para desembarque dos helicópteros e tropas, levando novamente o comboio uma semana depois para os Estados Unidos.
Ainda conforme o site, os militares que estarão envolvido nos exercícios realização missões que simularão um cenário de guerra não convencional.
O destaque é por conta das missões aéreas compostas, onde as aeronaves de diferentes Aviações e Unidades decolam em um curto intervalo de tempo para realizar missões complementares em prol de um objetivo comum.