Pacientes flagraram bebedouros enferrujados e com água quente na UPA Coronel Antonino, região norte de Campo Grande. No relato, a situação desperta nojo e desconfiança e o equipamento foi comparado a um bebedouro de campo de futebol. A prefeitura prometeu troca.
Na foto, postada no grupo do Facebook Aonde não Ir em Campo Grande, o equipamento branco está com a base de alumínio, que serve como escoador da água, todo enferrujado e sujo. Embaixo dele há uma sustentação de papelão.
A situação, segundo membros do grupo, indigna mas também serve de alerta, conforme publicou um internauta.
''Se está assim por fora, imagine dentro'', exclamou. Outro acrescentou: ''Nem em um campinho de futebol o bebedor é desse jeito''. Outra reclamação é sobre a temperatura da água, que seria quente.
A comunicação da Secretaria Municipal de Saúde tem um perfil na rede social e respondeu diretamente ao questionamento dos internautas. A Sesau disse já ter ciência do problema e que foi pedido para o setor de manutenção uma avaliação do equipamento.
Ainda segundo a secretaria, caso o bebedouro não tenha condições de reparo, será trocado. Para isso, deve ser aberta licitação para comprar novos bebedouros para abastecer todas as unidades de saúde.
A Sesau disse que houve vistoria em relação a qualidade da água e não há qualquer motivo para preocupação com contaminação da mesma.