A bebê Ana Valentina – de quatro meses – precisa de um ventilador mecânico para respirar fora das dependências da Santa Casa, em Campo Grande. Ela nasceu com problema cardíaco e adquiriu outros durante a internação, por isso a família - que veio de Rio Brilhante - apela para comprar o aparelho e custear o tratamento em casa.
Segundo o apelo feito no site Vaquinha Virtual, a pequena manifestou cardiopatia CIA e eCIV com 22 dias. Ela foi internada e depois sofreu com pneumonia e bronquiolite. Foram vários tratamentos, inclusive nos rins, por causa dos antibióticos e quase foi desenganada.
Ainda segundo o relato, a menina teve melhoras significativas, mas não consegue ficar extubada, por isso a necessidade da permanência no hospital. Para voltar para casa, a nenê precisa de um aparelho chamado Trilogy, que custa caro. Os pais destacam que a permanência na Santa Casa pode fazer a filha voltar a contrair doenças, que podem ser fatais.
Atualmente, diz a família, Valentina está traqueostomizada, fazendo fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Mas os parentes ainda estão sem condições financeiras para bancar um Trilogy e acionaram a Defensoria Pública para que o poder público o forneça. No entanto, o processo pode demorar até um ano, por isso a súplica.
''... já estamos aqui há 128 dias e tudo o que queremos é que Ana volte para casa junto de sua irmã e de nós, para que enfim, possamos ficar todos juntos'', dizem os pais.
Até o momento a vaquinha arrecadou cerca de R$ 9 mil, vindos de 115 doadores. A chave PIX para doações é 5252580@vakinha.com.br. O telefone de contato do pai da criança é (67) 9 9348-8796.